Abraji lança canal para denúncias de ataques de gênero a profissionais de imprensa
  • 15.09
  • 2021
  • 16:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji lança canal para denúncias de ataques de gênero a profissionais de imprensa

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo lança, nesta quarta-feira (15.set.2021), um formulário on-line para denúncias de ataques contra mulheres jornalistas e com viés de gênero direcionados a profissionais de imprensa. Realizada no âmbito do projeto de monitoramento de ataques de gênero contra jornalistas, a iniciativa tem como objetivo estabelecer um canal para a notificação de casos que violem a liberdade de expressão e de imprensa, cujo principal alvo são as mulheres.

Acesse o formulário

Por meio do formulário, será possível comunicar agressões físicas e verbais, ameaças, intimidações, insultos e assédio. Tendo em vista que o canal de denúncias abrange situações de violência de gênero em sua totalidade, homens cisgêneros, pessoas transgêneras e não-binárias também poderão encaminhar suas notificações. 

Estudos sobre o tema e experiências do trabalho de monitoramento mostram que há um problema de subnotificação desses episódios. O estigma social criado pelos paradigmas machistas e misóginos acaba desencorajando as vítimas de ataques de gênero no jornalismo a denunciar as violações sofridas, o que dificulta a tarefa de levar o assunto às autoridades e torná-lo público para a sociedade.

Para contornar o obstáculo da subnotificação, a metodologia do projeto busca ampliar suas fontes de denúncia de modo a alcançar um número mais próximo da realidade quando se trata, sobretudo, de ataques contra profissionais mulheres que atuam na imprensa brasileira.

Canal de denúncia

O formulário solicita informações fundamentais para o monitoramento realizado pela Abraji. Além disso, é importante que o caso seja comunicado de forma detalhada. Após o envio das respostas, a equipe do projeto poderá entrar em contato para apurar o relato. 

Se você é profissional de imprensa e foi - ou está sendo - vítima de alguma situação de violência de gênero no exercício da profissão, denuncie aqui. Aqueles(as) que tiverem conhecimento de algum episódio ocorrido ao longo de 2021 também podem fazer a notificação.

Saiba mais sobre o projeto

Em 2021, a Abraji passou a desenvolver uma derivação do monitoramento de ataques a jornalistas, feito anualmente pela associação usando os indicadores da rede Voces Del Sur. No novo projeto, realizado com apoio da UNESCO, são registrados casos de violência contra mulheres jornalistas, comunicadoras e meios de comunicação que possuam vieses feministas ou sejam voltados para pautas femininas. Situações em que a sexualidade, gênero ou a orientação sexual são utilizados como instrumento de ataque também são registradas pela iniciativa.

Dúvidas sobre o formulário de denúncia e o projeto deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Foto de capa: Reprodução/Nappy
 

Assinatura Abraji