• 06.10
  • 2016
  • 08:09
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji lamenta posicionamento de major da PM-SP sobre Ponte

A Abraji lamenta que o major da Polícia Militar de São Paulo Emerson Massera, responsável por intermediar o relacionamento da imprensa com a corporação, tenha escrito publicamente em seu perfil pessoal no Facebook que o crime organizado financia o trabalho da Ponte, site de notícias especializado em segurança pública e que faz uma cobertura crítica da ação dos agentes de segurança.

Em tom de ironia, Massera perguntou se "haveria uma Ponte entre o jornalismo e o crime" em post publicado para compartilhar outro texto do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, criticando a cobertura da imprensa sobre o caso Carandiru. Na mensagem, Sartori escreveu: "me pergunto se não há dinheiro do crime organizado financiando parte dela". 

Ainda que Massera tenha apagado o post do seu perfil depois da repercussão do caso e tenha pedido desculpas em privado a uma das jornalistas do veículo citado, seu ato é preocupante e indica que a Divisão de Imprensa é comandada por profissional que não compreende a função do jornalismo. 

A publicação é uma tentativa de intimidação à Ponte, a seus jornalistas, e a toda imprensa que atua para levar informações de interesse público à sociedade. A Abraji espera que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apure o ocorrido e tome as providências cabíveis para que jornalistas da Ponte não sejam constrangidos no exercício de suas atividades.

Diretoria da Abraji, 6 de outubro de 2016.

Assinatura Abraji