• 25.05
  • 2015
  • 11:00
  • -

Abraji homenageará Clovis Rossi em sessão solene durante o 10º Congresso

Clovis Rossi durante o 9º Congresso da AbrajiAo superar meio século de carreira, Clóvis Rossi será o homenageado pela Abraji durante seu 10º Congresso, no dia 2 de julho de 2015, em São Paulo. A cerimônia de homenagem pela contribuição ao jornalismo é o momento mais importante dos congressos da Abraji. Já foram homenageados, pela ordem, José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Lúcio Flávio Pinto, Paulo Totti, Dorrit Harazim, Tim Lopes, Rosental Calmon Alves, Janio de Freitas, Marcos Sá Corrêa e Elio Gaspari.

Ganhador, entre outros, do Maria Moors Cabot (o mais antigo prêmio jornalístico, concedido pela Columbia School of Journalism desde 1939), Rossi foi repórter do Correio da Manhã, editor de O Estado S.Paulo e é colunista e repórter especial da Folha de S.Paulo. Cobriu episódios chave da história mundial, como o golpe militar no Chile, em 1973, a queda do Muro de Berlim, em 1989, e a Guerra do Golfo (1991). No Brasil, participou da cobertura do golpe de 1964, da campanha das Diretas Já (1984), da eleição e morte de Tancredo Neves (1985), e de todas as sucessões presidenciais desde então.

"Clovis Rossi é um dos jornalistas mais prolíficos, influentes - e rápidos - de sua geração. Ninguém cobriu mais transições democráticas do que ele, na América Latina, Europa e África”, diz José Roberto de Toledo, presidente da Abraji. "A homenagem reconhece 50 anos de trabalho brilhante, que inspirou jornalistas de várias gerações”.

Diretor da sucursal carioca do Estadão e membro do Conselho Curador da Abraji, Marcelo Beraba diz que Rossi foi o jornalista mais completo com quem já trabalhou."Sua história é um exemplo de profissionalismo, de dedicação e de retidão para as novas gerações”. Beraba lembra que "em 1989, quando fizemos juntos na Folha a cobertura da primeira eleição direta pós-ditadura, o Rossi, o veterano Rossi, era sempre o mais animado, o mais afiado e o mais crítico”.  

O jornalista Ricardo Kotscho, que conhece Rossi desde quando ambos eram quase “focas” no Estadão, fará a apresentação do colega, durante a cerimônia de homenagem. "Clovis Rossi é, faz muito tempo, um dos mais competentes e respeitados jornalistas do nosso país - um caso raro de profissional que alia talento e caráter na mesma pessoa", define Kotscho.

A trajetória de Rossi será contada em um mini documentário que está sendo produzido especialmente pela Abraji, e que será exibido pela primeira vez durante a sessão de homenagem: em 2 de julho, a partir das 16h.

O 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece de 2 a 4 de julho no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (R. Casa do Ator, 275 - São Paulo-SP). As inscrições podem ser feitas pelo site do Congresso.

Homenagem a Clovis Rossi no 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

2 de julho de 2015, a partir das 16h

Universidade Anhembi Morumbi - Campus Vila Olímpia (R. Casa do Ator, 275 - São Paulo-SP)

Programação completa e inscrições: http://congresso.abraji.org.br

Assinatura Abraji