Abraji e UFBA realizam debate sobre câmera escondida e jornalismo de dados
  • 25.04
  • 2018
  • 08:31
  • Abraji

Formação

Abraji e UFBA realizam debate sobre câmera escondida e jornalismo de dados

No próximo 2.mai.2018, a Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA, em Salvador, realiza em parceria com a Abraji debate sobre duas técnicas de jornalismo investigativo: a câmera escondida e o uso de dados na apuração. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte de uma série promovida pela Abraji para se aproximar do público na região Nordeste.

Alexandre Lyrio (Correio), André Uzêda (TV Bahia) e Pablo Reis (TV Aratu) discutirão o uso de câmera escondida em apurações tanto para TV quanto para jornal. Juan Torres (Correio/Abraji) apresentará as possibilidades de uso de dados para fazer reportagens.

Para a diretora da Faculdade, Suzana Barbosa, o evento é “uma oportunidade bastante importante para os estudantes de Jornalismo da FACOM conhecerem sobre o fazer jornalístico em essência”, por meio do contato com as técnicas usadas por profissionais destacados para coleta de dados, apuração e descoberta de fatos.

Suzana acredita que o debate contribuirá para aumentar o conhecimento sobre o trabalho do repórter investigativo em grandes redações nacionais e locais e, “sobretudo, a respeito do uso das técnicas do jornalismo guiado por dados para a produção de reportagens”.

A passagem da Abraji por faculdades e universidades do Nordeste começou em março, na aula nobre de Jornalismo na Unijorge, também em Salvador. Na última terça-feira (24.abr.2018), a diretora Fabiana Moraes apresentou a Associação aos estudantes do campus Recife da UFPE.

Os palestrantes

Formado pela própria FACOM, Lyrio é repórter do caderno “Mais”, do Correio, e mantém o blog Moqueca de Fatos, no site do jornal. Em 2015, recebeu o Prêmio Tim Lopes de Anistia e Direitos Humanos, pela série de reportagens Tempo Perdido, que retrata histórias de jovens envolvidos com crimes.

Torres, atualmente editor de Inovação no Correio, trabalhou com Lyrio no especial Tempo Perdido. Diretor da Abraji no biênio 2018-2019, é associado à ONG desde e gerente de projetos da Escola de Dados. Teve trabalhos reconhecidos nos prêmios INMA Global Media Awards (2016 e 2017) e Latam Digital Media (2015, 2016 e 2017).

Uzêda atua na TV Bahia e é mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela FACOM-UFBA, onde também fez a graduação. Passou por A Tarde, Folha de S. Paulo, Portal UOL e Lance!

Pablo Reis é gerente de Conteúdo e Inovação da TV Aratu e mantém um blog no portal Aratu Online, em que trata de bastidores da política. Formado na Unijorge, tem passagens pelo Correio, TV Educativa e Reuters. Venceu três prêmios da Associação Baiana de Imprensa.

Serviço

A Abraji e grandes reportagens com câmera escondida e dados

2 de maio de 2018, das 9h às 12h

Auditório da FACOM-UFBA (Rua Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina - Salvador - BA)

Grátis. Não é necessária inscrição.


Assinatura Abraji