- 06.05
- 2022
- 15:00
- Abraji
Formação
Abraji e Transparência Internacional - Brasil anunciam novo curso sobre eleições, democracia e corrupção
Atualizado às 14h29 de segunda-feira, 9.mai.2022.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Transparência Internacional - Brasil e a Fundação Konrad Adenauer (KAS) anunciam o curso on-line gratuito “Eleições, Democracia e Corrupção”. Voltado para jornalistas, ativistas, membros de organizações da sociedade civil e servidores públicos, o treinamento vai apresentar um panorama de como a corrupção e práticas associadas se manifestam no período eleitoral ou posteriormente às eleições. As inscrições ficam abertas até 22.mai.2022.
As aulas abordarão desde temas tradicionais, como o financiamento de campanha e a atuação e organização dos partidos políticos, até temas que receberam mais espaço e preocupação nos contextos eleitorais recentes, como a desinformação e a ação do crime organizado sobre a política. Além disso, serão ministradas aulas sobre técnicas de investigação por meio de dados públicos.
O curso conta com 10 aulas, que serão realizadas de forma síncrona, com duração de uma hora e meia cada. O treinamento acontecerá entre os dias 6 e 10.jun.2022, no período da manhã, e ao todo, serão oferecidas 90 vagas.
O processo seletivo levará em consideração parâmetros de diversidade racial, de gênero e regional. Também serão priorizadas as candidaturas de jornalistas, ativistas, membros de organizações da sociedade civil e servidores públicos que tenham experiência profissional e/ou acadêmica no tema do curso.
Todas as inscrições recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e da Transparência Internacional - Brasil. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27.mai.2022.
Ao longo do curso também serão discutidas as relações entre corrupção, fake news e outras práticas abusivas e ilegais com a diminuição significativa da confiança na democracia brasileira e seus impactos no processo eleitoral, tais como o aumento das condições de desigualdade na disputa ou fortalecimento do controle autocrático em partidos em detrimento de mais pluralidade e democracia partidária.
Confira as aulas
- Eleições 2022: corrupção e riscos à democracia | A confirmar
- Orçamento secreto e seu impacto nas eleições e em políticas públicas | Marta Salomon (Piauí)
- Desinformação, corrupção e eleições | Raphael Kapa (Agência Lupa)
- Financiamento eleitoral, corrupção e desigualdade de acesso aos recursos públicos | Michael Freitas Mohallem (Transparência Internacional - Brasil)
- Crime organizado e o controle territorial eleitoral | Cecilia Oliveira (Fogo Cruzado)
- Democracia e integridade partidária | Luciano Santos (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE)
- Justiça eleitoral e fiscalização de crimes eleitorais | Silvana Batini (MPF)
- Inclusão democrática e diversidade nas eleições | Luciana Ramos (FGV)
- O controle social da dívida ativa da União | Eduardo Sadalla (Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS - PGDAU)
- Como investigar relações de poder: faça cruzamentos e análises com projetos da ABRAJI | Reinaldo Chaves e Schirlei Alves (ABRAJI)
Para acessar o edital do curso, clique aqui.
Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail [email protected], com o assunto “Curso Corrupção, Democracia e Eleições”.
Atualizado em 02.jun.2022