Abraji e Transparência Internacional Brasil anunciam novo curso para jornalistas investigativos
  • 15.09
  • 2020
  • 10:43
  • Abraji

Formação

Abraji e Transparência Internacional Brasil anunciam novo curso para jornalistas investigativos

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) lança hoje, 15.set.2020, o curso gratuito "Jornalismo, Covid-19 e Corrupção", em parceria com a Transparência Internacional Brasil. Apoiada pela fundação Konrad Adenauer, a iniciativa visa a capacitação de 80 jornalistas para a compreensão de temas centrais à análise dos atos de corrupção durante a pandemia de covid-19 e seus efeitos no país. As incrições terminam na próxima quarta-feira, dia 23.set.2020. Inscreva-se.
 
Dentre os inscritos, os 80 jornalistas selecionados assistirão às aulas on-line, entre os dias 5 e 23 de outubro. Ao término do curso, 50 dos participantes receberão gratuitamente um ano de associação na Abraji.
 
As aulas ministradas ao longo do curso vão abordar transparência pública, medidas de retomada econômica durante a pandemia e outros temas relacionados à pauta da corrupção no âmbito da gestão da crise sanitária.

O curso pretende capacitar os inscritos a utilizar o CruzaGrafos, uma ferramenta desenvolvida pela Abraji e pelo Brasil.IO com o propósito de facilitar o acesso de jornalistas a diversas bases de dados públicos. Milhões de linhas informação da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral estão disponíveis na plataforma, auxiliando o trabalho investigativo dos profissionais de imprensa.
 
O curso é composto por 15 aulas, distribuídas em dois módulos. Para o primeiro módulo (“Pandemia, Compras Públicas Emergenciais e a Recuperação Econômica”), estão previstas cinco aulas, com duração de duas horas, realizadas de forma síncrona por meio de tecnologia apropriada. 
 
Os professores responsáveis por este módulo vão discorrer sobre “Corrupção, sistemas de controle e Covid-19”, “Lobby e a captura das decisões públicas”, “Medidas de retomada econômica e os riscos de corrupção”, “A transparência pública no enfrentamento da pandemia e o papel da sociedade civil” e “Covid-19, programas de transferência de renda e eleições”.

Estão entre os instrutores:

  • Jorge Hage, ex-ministro da CGU (Controladoria Geral da União);
  • Fernanda Campagnucci; diretora executiva da Open Knowledge Brazil;
  • Luiz Navarro, do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção;
  • Daniela Castro, advogada especialista em advocacy;
  • Juliana Dal Piva, jornalista investigativa de O Globo e da revista Época.

Os perfis completos desses e outros instrutores pode ser visto com mais detalhes no edital.
 
Para o segundo módulo (“Jornalismo de Dados e o CruzaGrafos”), estão previstas 11 aulas em formato de oficina, as duas primeiras com duração prevista de uma hora e as restantes com 20 a 30 minutos. Haverá um tempo adicional para os participantes realizarem exercícios e práticas.
 
Os responsáveis pelo módulo são:

  • Daniel Bramatti, ex-presidente da Abraji e editor do Estadão Dados;
  • Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji;
  • Álvaro Justen, programador, professor de programação e fundador do portal de dados abertos Brasil.IO;
  • Stefano Wrobleski, jornalista de dados e editor no InfoAmazonia e coordenador de geojornalismo na Earth Journalism Network da Internews.

“Introdução ao jornalismo de dados!”, “A ferramenta CruzaGrafos e a importância da investigação jornalística e do controle social”, “A base de dados da Receita Federal”, “A base de dados do Tribunal Superior Eleitoral”, “Bases de dados da Saúde Pública” e “Uso combinado de bases de dados para investigações jornalísticas” estarão em pauta.

O CruzaGrafos está em fase final de desenvolvimento e será disponibilizado ao público em outubro. A ferramenta poderá ser acessada on-line por associados da Abraji e também não associados - as regras de acesso serão divulgadas em breve.

Mais detalhes sobre o CruzaGrafos foram revelados no 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji e durante a realização do 2º Domingo de Dados, que continuam com inscrições abertas. O painel de apresentação do projeto pode ser visto neste link. Para acessar, basta se inscrever no site da congresse.me ou usar sua senha já cadastrada.


Como funcionarão as inscrições e seleções:

A Abraji e a Transparência Internacional Brasil abrem hoje, 15.set.2020, as inscrições para o curso "Jornalismo, Covid-19 e Corrupção", que vão até o dia 23.set.2020. Para se inscrever basta preencher este formulário.
 
Podem se inscrever jornalistas que tenham pelo menos uma reportagem sobre temas relacionados à transparência e integridade, como improbidade administrativa, segurança pública, dados abertos, lavagem de dinheiro e corrupção. Internet, jornal, revista, TV e documentário serão os formatos de publicação aceitos.
 
A inscrição não será condicionada à experiência prévia em “jornalismo de dados”. O processo de seleção buscará atingir equilíbrio de gênero. Serão bem-vindos tanto jornalistas experientes como aqueles em início de carreira.
 
Não poderão realizar inscrição jornalistas com vinculação profissional a partidos políticos, quaisquer órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou entidades que promovam lobby empresarial.
 
Todas as inscrições recebidas dentro do prazo serão examinadas por uma comissão composta por representantes da Abraji e da Transparência Internacional Brasil. O resultado do processo seletivo será tornado público até o dia 30.set.2020. Após a disponibilização do resultado, os selecionados receberão um e-mail com as informações de acesso às aulas bem como sobre a seleção dos bolsistas.
 
As 50 (cinquenta) pessoas que receberão um ano de associação à Abraji, independente de ter ou não tenham vínculo com a associação, serão selecionadas após o término do curso "Jornalismo, Covid-19 e Corrupção" por uma comissão da Abraji - o critério será a participação no curso, no seu fórum e também a diversidade dos alunos. Os selecionados serão comunicados por e-mail até o dia 30.out.2020.

Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail <[email protected]>, com o assunto “Curso Jornalismo, Covid-19 e Corrupção”. O edital completo do curso "Jornalismo, Covid-19 e Corrupção" pode ser visto neste link.

Assinatura Abraji