Abraji e Transparência Brasil oferecem benefícios a jornalistas que compartilharem seus pedidos de LAI
  • 23.12
  • 2022
  • 16:35
  • Abraji

Acesso à Informação

Abraji e Transparência Brasil oferecem benefícios a jornalistas que compartilharem seus pedidos de LAI

Jornalistas e veículos de comunicação têm até o dia 31.jan.2023 para se inscrever no edital do projeto Achados e Pedidos que dará direito a consultorias sobre acesso à informação com a Transparência Brasil (TB), além de um ano de associação gratuita à Abraji. Os candidatos deverão compartilhar seus pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI) para alimentar a plataforma do projeto, que reúne milhares de pedidos de LAI e as respostas da administração pública.

Ao compartilharem os dados com o projeto, os profissionais prolongam a vida útil de pedidos de LAI que pautaram suas reportagens. Aqueles que fornecerem os pedidos também ajudarão outros jornalistas, pesquisadores, ativistas e cidadãos a acionarem corretamente a LAI.

Além de operar como um repositório de pedidos e respostas de LAI, o projeto da Abraji e da TB realiza e publica suas próprias investigações. Neste ano, o Achados e Pedidos mostrou como as negociações para retomar doações e novos projetos do Fundo Amazônia são feitas nas sombras. Em 2021, publicou vários relatórios sobre a transparência pública na área socioambiental, denunciando a queda histórica na regularização fundiária de territórios quilombolas e os problemas de transparência na Funai. Todas as pesquisas foram conduzidas a partir de solicitações de informação e estão disponíveis na plataforma do projeto.

Lançado em 5.dez.2022, o edital propõe a jornalistas e veículos que enviem seus pedidos de LAI, por meio de quatro entregas durante o período de um ano. Para se candidatar, os(as) jornalistas devem ler o edital e preencher o formulário de inscrição disponível no documento. Podem se inscrever veículos jornalísticos e repórteres de todo o país que utilizam a lei, além daqueles que participaram do  curso “LAI nas Redações”, oferecido pela Abraji em parceria com a Fiquem Sabendo.

Para acessar o edital, clique aqui. Saiba mais sobre os benefícios da oportunidade a seguir:

Consultorias sobre LAI com a Transparência Brasil

As candidaturas selecionadas terão direito a cinco consultorias sobre acesso à informação com a equipe da Transparência Brasil, durante o período de vigência da parceria. Referência na área de transparência pública, a TB é uma das principais organizações de combate à corrupção do país, sendo a entidade não governamental do tipo mais mencionada nas páginas dos principais veículos de comunicação brasileiros. Como representantes da sociedade civil, faz parte dos conselhos de Transparência da Controladoria Geral da União, do Senado Federal e do governo do Estado de São Paulo.

Doze meses de associação à Abraji

Além das consultorias, os participantes ganharão um ano de associação à Abraji. Jornalistas que já são associados à Abraji também podem se inscrever e, caso selecionados, garantir a renovação da associação por 12 meses. Como Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, seu papel é estimular a discussão sobre o jornalismo, promover a liberdade de expressão, o acesso a informações públicas e a disseminação de técnicas, ferramentas e boas práticas de reportagem. 

Aos seus associados, a Abraji oferece prioridade e descontos na inscrição para cursos on-line, seminários e congressos realizados pela organização; acesso a um grupo no e-mail exclusivo para associados - excelente ferramenta para descobrir fontes, desenvolver pautas e discutir práticas jornalísticas; e a oportunidade de integrar e ajudar a construir uma organização de jornalistas independente e sem filiação político-partidária.

O grupo também possui acesso facilitado a ferramentas de apuração, como o CruzaGrafos, que reúne diferentes bases de dados públicas e permite fazer verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, e o Aleph, criado pelo OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), que agrupa mais de 500 bases de dados que também podem ser cruzadas entre si.  

Atualizado às 18h40 do dia 02.jan.2023. O edital foi atualizado com uma cláusula que informa o direito à gratuidade na renovação da associação para interessados(as) na parceria que já são associados da Abraji.

Assinatura Abraji