Abraji e Talanoa treinam jornalistas para cobrir adaptação climática, um tema prioritário da COP30
  • 24.10
  • 2025
  • 16:15
  • Samara Meneses

Formação

Abraji e Talanoa treinam jornalistas para cobrir adaptação climática, um tema prioritário da COP30

A Abraji e o Instituto Talanoa realizam, nesta segunda-feira (27), das 16h às 18h, o treinamento online “Oficina de Pauta: como fazer matérias de adaptação climática durante a COP30”, voltado a jornalistas de todas as áreas interessadas em compreender e cobrir as discussões sobre adaptação às mudanças do clima, um dos temas centrais da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. O encontro será transmitido no canal da Abraji no YouTube.

A formação integra o projeto de bolsas de reportagem “Um hoje e um amanhã com adaptação climática”, lançado por Abraji e Talanoa para fortalecer a cobertura jornalística sobre o tema, que se tornou prioritário na COP30. Além das nove bolsas de reportagem — R$ 5.500 para cada produção no Brasil e US$ 1.000 para reportagens internacionais — o treinamento busca ampliar o repertório dos profissionais de imprensa sobre os impactos das mudanças climáticas em diferentes dimensões da vida cotidiana.

Participantes confirmados:

  • Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa
  • Katia Brembatti, presidente da Abraji
  • Liuca Yonaha, vice-presidente do Instituto Talanoa
  • Ester Athanásio, especialista em Políticas Climáticas e Comunicação
  • Giovana Girardi, repórter especial de Meio Ambiente da Agência Pública

Oficina de Pauta: Por que a adaptação climática se tornou a prioridade da COP30 e como fazer matérias com esse foco

Durante o webinário, especialistas da Abraji e da Talanoa vão apresentar conceitos técnicos e políticos fundamentais, dados e exemplos práticos para ajudar jornalistas a compreenderem e explicarem o que está em jogo nas negociações internacionais de adaptação climática. Embora o tema costume ser associado ao meio ambiente, ele afeta áreas como saúde, segurança alimentar, economia, infraestrutura e políticas urbanas e rurais, o que torna sua cobertura relevante também para repórteres de outras editorias.

Confira os treinamentos realizados em português e em inglês.

Inscrição abertas para bolsas

As inscrições para as bolsas de reportagem estão abertas em duas fases.

  • 1ª fase: até 7 de novembro, voltada a jornalistas que estarão em Belém durante a COP30, com reportagens publicadas ainda durante o evento.
  • 2ª fase: até 7 de dezembro, para coberturas sobre os resultados das negociações e seus impactos nas políticas nacionais e locais, com publicações até fevereiro de 2026.

A seleção é aberta a jornalistas do Brasil, Ásia e Europa; e as inscrições podem ser feitas em português ou inglês. O edital completo está disponível no link.

Assinatura Abraji