• 19.08
  • 2004
  • 13:25
  • MarceloSoares

Abraji e Sindicato do Rio promovem debate sobre jornalismo investigativo e corrupção na América Latina

A Abraji e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro promovem, no dia 31 de agosto, um debate sobre “Jornalismo Investigativo e Corrupção no Brasil e na América Latina”. O debate ocorre no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, das 9h30 às 12h30.

Os palestrantes Ricardo Uceda (membro do Instituto Prensa Y Sociedad – IPYS) e Chico Otavio (vice-presidente da Abraji) debaterão o estado da investigação jornalística de casos de corrupção no continente. Também serão apresentadas as principais reportagens investigativas que disputaram o prêmio concedido pelo IPYS e pela seção latino-americana da Transparência Internacional. O prêmio já teve como finalistas os repórteres brasileiros Eduardo Faustini (TV Globo), Chico Otavio (O Globo), Fabio Gusmão (Extra) e Amaury Ribeiro Jr. (Istoé).

Não será cobrada taxa de inscrição, mas é necessário enviar mensagem para [email protected] manifestando interesse. O evento ocorrerá no auditório do sindicato, na rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar. O telefone é (21) 2544-2100.

OS PALESTRANTES

Ricardo Uceda é membro da Assembléia Geral do IPYS. Foi diretor do semanário Si e chefe da equipe de Investigação do El Comercio (Peru). Nos dois jornais, coordenou investigações sobre corrupção e violações aos direitos humanos. Recebeu em 1999 o prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia (EUA), bem como uma distinção especial do International Press Institute por sua trajetória profissional.

Chico Otavio é vice-presidente da Abraji e trabalha no O Globo (Editoria Nacional) desde 1997. Antes, passou pela redação da sucursal de O Estado de S. Paulo no Rio e pela extinta Última Hora. Como repórter de O Globo, ganhou cinco vezes o prêmio Esso, além de outros prêmios importantes, como Ayrton Senna e Claudio Abramo. É professor de duas disciplinas da Escola de Comunicação e Artes da UniverCidade. Participa também, como palestrante, do programa de estágio de O Globo.
Assinatura Abraji