Abraji e Redes Cordiais lançam curso gratuito sobre noções de direito para jornalistas
  • 02.02
  • 2023
  • 16:35
  • Abraji

Formação

Abraji e Redes Cordiais lançam curso gratuito sobre noções de direito para jornalistas

Atualizado às 18h do dia 1.mar.2023*

Em um esforço de contribuir para o aprimoramento profissional de jornalistas que cobrem ou tenham interesse em cobrir assuntos ligados ao campo do direito, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Redes Cordiais abrem as inscrições para o curso on-line e gratuito “Da ocorrência ao trânsito em julgado: como cobrir pautas criminais”. O objetivo do treinamento é aumentar a familiaridade de jornalistas com o tema, para que evitem cometer erros e injustiças em suas coberturas.

O curso é direcionado a profissionais e estudantes de Jornalismo e Comunicação e conta com apoio da Uber. As inscrições foram encerradas.

Na formação, os estudantes poderão se aprofundar sobre as noções de direito mais úteis e recorrentes na imprensa, sobretudo na esfera criminal. Ao todo, serão oferecidas cinco aulas ao vivo, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30.mar.2023, sempre das 19h30 às 21h (hora de Brasília). O conteúdo ficará gravado e disponível por três meses para quem estiver inscrito no curso.

“Oferecer treinamento continuado é um dos pilares da Abraji. Nem todas as universidades ofertam conhecimentos jurídicos durante a graduação em Jornalismo – e mesmo que tenham sido apresentados na teoria, muitas vezes é na prática diária que as dúvidas aparecem. O curso também é uma proteção para os profissionais e uma forma de produzir conteúdo melhor, mais responsável”, comenta Katia Brembatti, presidente da Abraji

Brembatti é uma das instrutoras do curso e dará aula de introdução ao Direito, assim como Taís Gasparian, advogada especialista na área de mídia, publicidade e internet. O diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carlos Affonso Souza, abordará as questões legais nas apurações que tangenciam o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Paula Cesarino, com vasta experiência como ombudsman da Folha de S.Paulo e da Agência Lupa, apontará em sua aula os erros mais recorrentes da imprensa nas coberturas de pautas criminais. O jornalista e professor da ECA-USP, Eugênio Bucci, abordará princípios éticos para nortear o trabalho do jornalista.  

Para a cofundadora do Redes Cordiais, Clara Becker, “o combate à desinformação também passa pela qualificação da oferta de notícias e capacitação daqueles que as produzem. Esse curso visa reduzir danos e ruídos no ambiente informacional através do investimento na formação do jornalista”.

Saulo Passos, diretor de Comunicação da Uber para América Latina, pontua que as empresas - incluindo a Uber - também são impactadas pelas consequências da proliferação de informações falsas.

“O fenômeno não é novo, mas hoje boatos surgem e se espalham com muito mais facilidade em função da diversidade de canais. Quando isso ocorre no campo criminal, pode gerar consequências ainda mais graves. Por isso, acreditamos em fortalecer o jornalismo de qualidade, que desempenha papel fundamental na apuração e transmissão de informações corretas e, ainda, favorece um melhor ambiente de negócios, com maior transparência, contribuindo com o bom funcionamento de toda a sociedade”, afirma Passos.

Dúvidas deverão ser enviadas para os canais de contato do Redes Cordiais.

*Devido ao grande número de inscritos, as inscrições foram encerradas antecipadamente.

Assinatura Abraji