• 01.07
  • 2013
  • 09:14
  • -

Abraji e parceiros realizam debate sobre cobertura das manifestações em São Paulo

A Abraji, a Oboré Projetos Especiais e a Conectas Direitos Humanos promoverão um debate sobre o trabalho do jornalista durante as manifestações em São Paulo nos últimos dias.


Foto: dfactory

Desde o início dos protestos, a Abraji já contabilizou 53 casos de agressões a jornalistas, 25 deles só em São Paulo (cidade com maior número de jornalistas agredidos). O levantamento realizado pela Abraji é parcial: há casos que podem não ter sido computados por diversas razões, inclusive quando veículos ou jornalistas preferem não ter suas estatísticas divulgadas, podendo o índice ser ainda maior.

Pensando nisso, Abraji, Oboré e Conectas vão realizar uma mesa redonda nesta terça-feira às 10h na sede da Oboré (rua Rego Freitas, 454)para discutir:

1. Segurança dos jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e demais comunicadores;

2. Técnicas de reportagem e apuração, macetes, manhas e experiências de quem esteve nas ruas;

3. Uso de multimídia, drones e transmissões ao vivo pela internet, novas experiências;

4. Ética, militantismo, distanciamento, neutralidade, envolvimento.

A mesa redonda é uma iniciativa pensada por jornalistas interessados em debater o jornalismo feito hoje na cidade de São Paulo, envolvendo profissionais que participaram da cobertura, e jovens que empreendem novas formas de comunicar.

Os debatedores são: Thiago Herdy, jornalista da sucursal do jornal O Globo em São Paulo e diretor da Abraji; João Wainer, fotógrafo, cinegrafista e documentarista; diretor e editor da TV Folha; Bruno Torturra, jornalista e fotógrafo, membro do Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) e João Paulo Charleaux, coordenador de Comunicação da Conectas e correspondente do jornal La Tercera, de Santiago do Chile, nas manifestações.

Não há inscrição prévia e a entrada é livre, por ordem de chegada.

 

Mesa Redonda "Reportagem nas Manifestações de São Paulo"
Quando: terça-feira, 2 de julho, às 10h
Onde: Oboré: Rua Rego Freitas, 454


Assinatura Abraji