Abraji e OCCRP se unem para lançar a ferramenta Aleph no Brasil
  • 08.06
  • 2022
  • 17:00
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Abraji e OCCRP se unem para lançar a ferramenta Aleph no Brasil

Atualizado às 14h do dia 13.jun.2022. O evento foi adiado para o dia 20 de junho. 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project) se reúnem na próxima segunda-feira, 20.jun.2022, a partir das 18h (hora de Brasília), para anunciar as novidades do Aleph. Ferramenta criada pelo OCCRP, consórcio internacional de jornalismo investigativo, o Aleph agrupa mais de 500 bases de dados que podem ser cruzadas entre si. Em live, com transmissão pelo YouTube, representantes das duas organizações vão tratar das bases de dados inéditas do repositório, disponibilizadas graças a uma parceria entre a Abraji e o OCCRP, e mostrar casos reais práticos do uso do Aleph para investigações jornalísticas.

Intitulado “project_abraji”, o diretório do Aleph fruto da parceria agrupa uma série de dados do Brasil, dentre eles os relativos a beneficiários do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família; proprietários de aeronaves, doadores e fornecedores de campanha eleitoral, gastos com cota parlamentar de senadores e deputados, bens de candidatos registrados em eleições, candidaturas eleitorais e embargos ambientais. A ideia é que as bases sejam periodicamente atualizadas na plataforma e que sejam utilizadas não só por jornalistas, mas por pesquisadores e ativistas.

Na live, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Aleph, além de esclarecer dúvidas sobre como usar a ferramenta e descobrir caminhos para realizar investigações com base no repositório de dados. O encontro será mediado pelo coordenador de projetos da Abraji, Reinaldo Chaves, e conta com a participação de Luiz Fernando Toledo, diretor da Abraji e cofundador da Fiquem Sabendo; Eduardo Goulart, editor de Brasil da OCCRP; e Pedro Teixeira, jornalista na Abraji.

A ferramenta

O Aleph reúne informações do tipo “follow the money” (siga o dinheiro, na tradução para o português) de 139 países, isto é, bases de dados e documentos para rastrear ativos e propriedades corporativas, gastos governamentais e informações sobre indivíduos e grupos de interesse jornalístico.

Por meio da plataforma, é possível encontrar registros de empresas, aquisições, pessoas de interesse público, diários oficiais, arquivos de tribunais, licenças e concessões, grey literature (documentos e pesquisas produzidos por organizações fora dos canais tradicionais de publicação), arquivos de notícias, registro de terras, listas de sanções, registros financeiros, regulatórios, aéreos, marítimos e documentos de bibliotecas.

Dados do Brasil abertos a todos

Visando expandir o uso da plataforma para investigações, o OCCRP passa a permitir o uso do Aleph com os novos dados do Brasil a todos jornalistas investigativos do país, o que inclui profissionais freelancers e não associados da Abraji, e também a pesquisadores acadêmicos e ativistas.

As pessoas que tiverem interesse em usar o Aleph precisam fazer um cadastro no sistema (veja abaixo o passo a passo). Para garantir a segurança dos usuários da plataforma, o acesso só é liberado com o uso de software de dupla verificação (2FA), como o Google Authenticator. Veja aqui um guia de como usar o app no celular.

Depois de criar a conta gratuita no Aleph, para ter acesso a uma outra área da plataforma que reúne milhares de dados de todo mundo sobre investigações de corrupção que não estão abertos ao público geral, a pessoa precisa preencher este formulário. Depois representantes da Abraji e do OCCRP vão avaliar as informações para checar se são realmente jornalistas investigativos, pesquisadores acadêmicos ou ativistas. As pessoas com perfil aprovado receberão o acesso mais exclusivo, que também é gratuito, em cerca de uma semana. 
 
Conheça mais recursos do Aleph

Num conto de Jorge Luis Borges, o “Aleph” é um ponto no espaço que contém todos os outros. Daí vem o nome da plataforma do OCCRP, que permite que os usuários pesquisem em grandes coleções de documentos e bases de dados. O recurso chamado “ID Search”, que facilita a busca de informações por IDs, integra mais de 100 fontes, incluindo material tão diverso quanto o registro de empresas do Quirguistão, os telegramas do Departamento de Estado dos EUA, os Diários Oficiais de Luxemburgo, Liechtenstein, Suíça e muitos outros países, e o inquérito do parlamento do Reino Unido sobre o assassinato do ex-agente russo Alexander Litvinenko, envenenado por polônio em 2006.

O Aleph permite ainda que jornalistas façam upload de seus próprios documentos particulares, como arquivos de texto, planilhas, imagens e e-mail. A vantagem é que todos os documentos ficarão com textos pesquisáveis, mesmo as fotos, por meio de uma tecnologia de OCR que lê os arquivos, além de possibilitar o cruzamento desses dados com os que já estão no Aleph. A tecnologia de reconhecimento de texto é semelhante a do Google Pinpoint, também parceiro da Abraji. As informações disponibilizadas pelo usuário do Aleph só serão acessíveis por quem as subiu na plataforma, mas é possível adicionar outros usuários se desejado.

O Aleph também extrai detalhes de documentos estruturados: endereços de e-mail, números de telefone e endereços da web são suportados. Outros dados, como IDs de notas fiscais, datas e valores monetários, serão adicionados em breve para oferecer aos usuários mais maneiras de dissecar e filtrar os dados e encontrar o que precisam.

Você precisa cruzar dados para sua investigação? Gostaria de acessar um grande número de bases de dados para encontrar pistas para seus projetos? Inscreva-se no projeto Aleph!

Entre outras funcionalidades, esta ferramenta irá ajudá-lo a:

  • Pesquisar nomes de empresas ou pessoas em centenas de documentos do Brasil e do mundo;
  • Cruzar suas listas de entidades para encontrar correspondências com outras bases de dados;
  • Construir gráficos de relações;
  • Subir documentos em formato PDF e transformá-los em texto pesquisável por palavras-chave entre milhares de páginas.

Passos para criar a conta na Aleph

  1. Na tela de log in, escolha a opção "New user? Register".
  2. Digite seus dados e crie uma senha com no mínimo 12 dígitos.
  3. Ative sua conta por meio do seu email. Você receberá um email de verificação com um link para confirmar o seu cadastro.
  4. Ao acessar pela primeira vez a ferramenta, a verificação em duas etapas poderá não ser exigida. No entanto, a partir do segundo acesso, o Aleph exigirá esse tipo de autenticação.
  5. A plataforma indicará a instalação de um aplicativo de autenticação, como o Google Authenticator e o FreeOTP. 
  6. Após instalar um desses aplicativos, abra o app e leia o QR Code que aparecerá na tela de login do seu computador (Open the application and scan the barcode).
  7. Em seguida, o aplicativo de autenticação vai gerar um código que deverá ser digitado na tela de login do seu computador.
  8. Você já pode usar o Aleph na sua versão mais básica normalmente.
  9. Quando finalizar todo o processo, será preciso preencher este formulário, para ter acesso a informações mais exclusivas.

Serviço

Live de lançamento do Aleph no Brasil
Data: segunda-feira, dia 20.jun.2022
Hora: 18h (BRT)
Local: Canal da Abraji no YouTube

Em caso de dúvidas, escreva para [email protected]

Assinatura Abraji