Abraji e Luminate promovem debate sobre modelos de assinatura no jornalismo latino-americano
  • 02.10
  • 2020
  • 14:35
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Abraji e Luminate promovem debate sobre modelos de assinatura no jornalismo latino-americano

A Abraji (Associação de Jornalismo Investigativo) e a organização internacional Luminate promovem, no dia 08.out.2020, às 19h, o seminário on-line e gratuito “Quem paga por notícias? Desafios dos modelos de assinatura na América Latina”. Um estudo sobre o perfil de consumo e pagamento por notícias online será apresentado no webinário. O formulário de inscrição para assistir ao debate está disponível, até o início do evento, neste link. Também é possível assistir ao webinar no Youtube da Abraji.

A pesquisa - realizada com consumidores de notícias de Brasil, Argentina, Colômbia e México - é resultado de 8.570 respostas a um questionário on-line, além de 80 entrevistas em profundidade. Os detalhes do levantamento “Consumo e Pagamento de Notícias Digitais: desafios e oportunidades do modelo de assinatura na América Latina” serão apresentados pelo representante da Luminate no Brasil, Rafael Georges. O diretor da organização para a América Latina, Felipe Estefan, participará do debate.

Natália Mazotte, consultora especializada em dados e tecnologia, e Juan Torres, coordenador de Inovação e Mídias Digitais do Correio (BA), compõem o painel representando a diretoria da Abraji. Sérgio Lüdtke, diretor de Interatores.com, será o moderador.


Dados do Brasil

Realizado pela empresa de consultoria e pesquisa em marketing Provokers sob encomenda da Luminate, o levantamento aponta que o público brasileiro é o que mais consome notícias digitais, em comparação com os demais países latino-americanos pesquisados. Os dados mostram ainda que 83% dos brasileiros informam-se em meios digitais todos os dias, frente a 79% na Argentina, 76% na Colômbia e 71% no México.

Com base nas informações coletadas, o relatório levanta hipóteses sobre os fatores que levam o público a decidir pagar por produtos noticiosos. “Conteúdos de qualidade”, “informação séria e confiável”, “jornalistas de renome”, “navegar na internet sem restrições”, “formatos especiais para os assinantes” e “descontos” estão entre as motivações para assinar um serviço jornalístico.

O estudo também identifica duas principais barreiras para o pagamento pelo consumo de notícias na América Latina: custo e diferenciação do conteúdo. Em um contexto de abundância de informação acessível, o público concebe a gratuidade como um benefício implícito. Além disso, as empresas jornalísticas têm dificuldades para justificar o valor de seus produtos e serviços.

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Confira quem são os participantes:

Felipe Estefan é o diretor da Luminate para a América Latina. Jornalista e mestre em comunicação, foi estrategista para Governo Aberto no Banco Mundial, membro fundador da Open Contract Partnership, produtor de planejamento no escritório da CNN em Washington e parte da Missão Permanente da Colômbia nas Nações Unidas na Suíça.
 
Rafael Georges é o representante da Luminate no Brasil. Ele é doutor em ciência política e pesquisador em temas de desigualdades, política social e ambiental. Antes, atuou em organizações da sociedade civil como Greenpeace e Oxfam, assim como na Câmara dos Deputados. 

Juan Torres é coordenador de Inovação do Jornal Correio (BA) e integra também a equipe da Escola de Dados. Foi fellow ICFJ no programa Caminho Digital para Empreendedorismo e Inovação na América Latina e contribuiu com o jornal Texas Tribune. Tem passagens pelo diário Marca (Madri), Globesporte.com e Extra (RJ).

Natália Mazotte é diretora da Abraji e participa do conselho da AzMina, Gênero e Número e Open Knowledge Brasil. Recebeu em 2019 a bolsa John S. Knight em Stanford. Foi diretora-executiva da Open Knowledge Brasil entre 2017 e 2019, onde liderou projetos premiados de inovação cívica e capacitação em uso de dados.

Sérgio Lüdtke é formado pela PUC-RS com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo ISE Business School. Dirige a consultoria Interatores.com e é editor do Projeto Comprova. Foi editor de livros, editor-executivo de Internet e Inovação no Grupo RBS e editor de plataformas digitais na Editora Globo.

Assinatura Abraji