Abraji e Jusbrasil promovem treinamento sobre consulta de processos em tribunais
  • 28.08
  • 2023
  • 18:00
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Abraji e Jusbrasil promovem treinamento sobre consulta de processos em tribunais

A Abraji e o Jusbrasil promovem, em 13.set.2023, um treinamento gratuito para associados e associadas que queiram descobrir ou aprimorar técnicas de pesquisas de processos judiciais. Desde maio, quem está com a associação da Abraji em dia tem direito de usar as ferramentas de consulta do Jusbrasil. Para usar o serviço é necessário preencher o formulário deste link. O e-mail de confirmação para usar o Jusbrasil tem esse assunto: "Abraji convidou você para acessar o Jusbrasil" (vale checar a caixa de spam caso não tenha recebido o email de confirmação).

O treinamento gratuito e presencial, que ocorrerá nas dependências do Jusbrasil, é voltado para profissionais da imprensa, que terão mais facilidade para pesquisar processos e jurisprudências, ampliando o acesso aos casos que tramitam ou tramitaram em todos os tribunais do país. Os interessados em participar podem se inscrever pelo formulário deste link, até o dia 6.set.2023. Serão 20 selecionados, levando em consideração critérios raciais e de gênero, além do currículo dos profissionais. Os nomes serão divulgados em 11.set.2023. Desta vez, não serão aceitos estudantes de jornalismo.

O treinamento é presencial na cidade de São Paulo. É importante ressaltar que todos os interessados precisam ter se inscrito previamente no formulário que garante o uso da ferramenta, que foi desenvolvida especialmente para os associados e as associadas da Abraji. Logo, o treinamento e o acesso ao Jusbrasil é voltado apenas para associados que assinam o termo de uso e compromisso com a divulgação dos dados e documentos de interesse público colhidos na plataforma.

O Jusbrasil foi criado inicialmente tendo como público advogados e profissionais do sistema de Justiça. Segundo a organização, ampliar o alcance do conteúdo para jornalistas é uma das maneiras encontradas pela empresa para tornar os processos judiciais cada vez mais acessíveis para a sociedade.

Para a Abraji, a parceria atende a um de seus pilares de atuação, na área de formação, e ainda promove o acesso a informações de interesse público. Uma das facilidades desse projeto é que cada jornalista consegue, em uma única plataforma, acessar a processos judiciais de todas os estados e instâncias, além de poder pesquisar jurisprudências para se aprofundar sobre os diversos temas que são decididos no âmbito da Justiça.

O treinamento do dia 13.set.2023 será realizado em São Paulo, das 17h às 18h30. Não será transmitido ao vivo, mas haverá gravação para que associados e associadas possam acessá-lo posteriormente no site da Abraji. 

Crédito da foto: SUWANNAR KAWILA/Canva

Assinatura Abraji