- 16.09
- 2024
- 15:21
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Abraji e Jusbrasil promovem encontro de jornalistas mineiros em BH no 'After Congresso'
A Abraji e o Jusbrasil promoveram em Belo Horizonte, na sexta-feira (13 de setembro), um encontro de jornalistas, com roda de conversa e oficinas tendo como foco estratégias para combater a desinformação e o maior aproveitamento das informações jurídicas em reportagens. O encontro reuniu dezenas de convidados no escritório do Jusbrasil para uma roda de conversa com repórteres mineiros que atuam fora do estado, como Edilene Lopes, correspondente da Rádio Itatiaia em Brasília; Tiago Rogero, criador do projeto Querino e jornalista do The Guardian, e Daniel Camargos, da repórter Brasil.
A presidente da Abraji, Katia Brembatti, e o diretor de comunicação do Jusbrasil, Peagá Oliveira, fizeram a abertura do encontro. Em seguida, Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil, apresentou a palestra “Inteligência Artificial aplicada ao Jornalismo: Ferramentas Google”. Nela, ele deu detalhes sobre como esses meios podem ser úteis na rotina jornalística.
O Jusbrasil ofereceu uma oficina sobre o uso da plataforma e a apuração de informações jurídicas com confiança. A plataforma do Jusbrasil é gratuita para jornalistas associados à Abraji. A oficina foi ministrada por Victor Jacó, jornalista e coordenador de Relações Públicas do Jusbrasil, e Isabela Franco, advogada e Legal Expert Lead da empresa. Eles apresentaram os caminhos da ferramenta para o acesso a informações jurídicas públicas, como diários oficiais e processos.
A plataforma oferece explicações sobre a consulta processual, destacando a possibilidade de nomes homônimos e a necessidade de usar CPF para precisão nos resultados. Além disso, ao copiar informações, os usuários recebem um alerta sobre a importância de verificar dados antes de compartilhar. O Jusbrasil também se uniu ao Comprova e à Abraji para facilitar o acesso de jornalistas a informações jurídicas e fortalecer a confiança na veracidade das informações disponibilizadas.
O Jusbrasil e a Abraji encerraram seu evento com uma roda de conversa mediada por Joana Suarez, jornalista e diretora da Abraji. Os repórteres Tiago Rogero, Edilene Lopes e Daniel Camargos participaram da discussão, compartilhando suas experiências sobre o trabalho desenvolvido por jornalistas mineiros pelo mundo. Também diretora da Abraji, Gabi Coelho participou da organização do evento e da curadoria de convidados.
“Tivemos um momento importante de interação e reflexão sobre a importância do jornalismo e também de troca, com as oficinas ministradas pelo Jusbrasil e Google. Quem esteve no evento, certamente, saiu com mais conhecimento para aplicar no dia a dia”, afirmou Katia Brembatti.
Para Peagá Oliveira, "reunir essa diversidade de pensamentos e formadores de opinião que são parte do desafio de combate à desinformação é sempre uma oportunidade de evolução, neste tema tão caro globalmente". "O Jusbrasil investe continuamente para ser fonte de acesso a informações jurídicas com precisão e qualidade, com dados claros e assertivos", afirmou ele.
A Abraji é parceira do Jusbrasil desde 2023, permitindo gratuitamente aos jornalistas associados o acesso a informações públicas extraídas de processos judiciais e disponibilizadas de maneira mais amigável. Atualmente, 260 jornalistas utilizam a plataforma para fazer apuração de notícias e busca de informações processuais públicas. Para acessar a nova ferramenta, associados devem se inscrever por meio do formulário neste link.
Sobre a Abraji
Com 22 anos de existência, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo atua na defesa do jornalismo de qualidade e da liberdade de imprensa. Desenvolve diversos projetos, organiza cursos e se engaja nos movimentos por direito de acesso à informação, combate à desinformação e transparência pública. Realiza o maior encontro de jornalismo do país, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.
Sobre o Jusbrasil
O Jusbrasil é uma empresa brasileira, que nasceu em Salvador, na Bahia, em 2008, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas às informações jurídicas públicas. Esse é um direito fundamental, por isso, buscamos simplificá-lo e democratizá-lo, uma vez que acreditamos ser essencial para o exercício da cidadania, reforçando a cultura da transparência e o ambiente democrático.
* Crédito da foto: Gadiel Oliveira