Abraji e Instituto Talanoa anunciam selecionados para a 2ª fase das bolsas de reportagem sobre adaptação climática
  • 19.01
  • 2026
  • 12:45
  • Abraji

Acesso à Informação

Abraji e Instituto Talanoa anunciam selecionados para a 2ª fase das bolsas de reportagem sobre adaptação climática

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Instituto Talanoa divulgam, nesta segunda-feira (19.jan.2026), a lista dos jornalistas selecionados para a segunda fase do projeto de bolsas de reportagem “Um hoje e um amanhã com adaptação climática”.

Esta etapa do edital registrou mais de 50 inscrições de profissionais de diferentes regiões do Brasil, com representantes do Acre, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de candidaturas internacionais vindas de países como Bangladesh, China, Espanha, Índia, Itália, Paquistão, Portugal, Uzbequistão e Vietnã.

A comissão avaliadora, formada por diretoras e equipe da Abraji e especialistas do Instituto Talanoa, selecionou seis propostas que se destacaram pela relevância pública, viabilidade e alinhamento com a agenda de adaptação da COP30.

Os temas propostos pelos inscritos revelam a urgência da crise climática em diferentes contextos: desde a gestão de recursos hídricos em zonas áridas e o impacto de inundações em áreas costeiras e urbanas, até o monitoramento de fundos internacionais e a implementação de soluções baseadas na natureza em territórios indígenas e extrativistas.

Os bolsistas receberão apoio financeiro e mentoria técnica para desenvolverem suas investigações, com publicação prevista para o final de fevereiro de 2026.

Confira a lista dos selecionados:

Veículos de mídia do Brasil:
Naira Hofmeister e Claudia Bueno (Matinal Jornalismo) – Rio Grande do Sul
Adrielle Farias da Cruz (Terra) – Acre/São Paulo

Veículos de mídia da Ásia e Europa:
Marta Abbà (Wired Italy) – Itália
Jorge C. Carrasco (El País) – Espanha
Md Masum Billah (The Business Standard) – Bangladesh
Raquel Carvalho (Hong Kong Free Press) – China

A Abraji e o Instituto Talanoa agradecem a todos os participantes pelo envio de projetos de alta qualidade, que demonstram o compromisso do jornalismo global em fiscalizar e documentar os desafios da adaptação climática.
 

Assinatura Abraji