• 04.06
  • 2014
  • 09:57
  • Abraji e Lincoln Institute

Abraji e Instituto Lincoln selecionam bolsistas para curso sobre desenvolvimento urbano

Lincoln InstituteO Lincoln Institute of Land Policy (Instituto Lincoln), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), promove a 5ª edição do Curso de Desenvolvimento Urbano para jornalistas, marcado para a noite do próximo 8 de agosto (sexta-feira) e 9 de agosto (sábado) em São Paulo e realizado na Fundação Getúlio Vargas, em sua sede na região da Av. Paulista. Nesta edição, até 20 participantes de fora de São Paulo poderão ter as despesas de viagem e hospedagem custeadas pelo Lincoln Institute.

Conteúdo
O Curso de Desenvolvimento Urbano abordará conceitos básicos como os de propriedade (e suas funções) na legislação brasileira e os fundamentos de funcionamento de mercado de terras, incluindo as variáveis financeiras que interferem no preço de um lote.

Também serão apresentadas algumas das ferramentas avançadas de planejamento ora em implementação no país, como a recuperação de mais-valia (mecanismo que reverte para o ente público recursos investidos em infraestrutura) e discussões sobre a outorga onerosa do direito de construir e o funcionamento das operações urbanas como a Faria Lima e Água Espraiada em São Paulo, o Porto Maravilha no Rio de Janeiro, a Linha verde em Curitiba e outras. O curso contempla tambem uma discussão sobre as dificuldades por que passa correntemente a tributação imobiliária (IPTU) no Brasil. 

O treinamento será ministrado por cinco especialistas ligados ao Instituto Lincoln, um dos mais prestigiosos think-tanks mundiais sobre temas relacionados a políticas de terras urbanas: Camila Maleronka, arquiteta e doutora pela FAU-USP com passagem pela São Paulo Urbanismo; Sonia Rabello, professora de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Federação das Associações de Moradores do Rio; Paulo Sandroni, professor de economia da FGV; Claudia de Cesare, assessora para assuntos relacionados à tributação imobiliária da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre; e Martim Smolka, economista e diretor do programa para a América Latina do Instituto Lincoln.

Seleção
Neste ano, os 45 jornalistas que farão o curso serão selecionados pela ABRAJI e pelo Instituto Lincoln a partir de informações contidas no formulário de inscrição, que deverá ser preenchido até 30 de junho, segunda-feira. Em julho serão divulgados os nomes dos selecionados, e até 20 jornalistas de outros estados terão as despesas de viagem (passagem aérea de ida e volta e uma noite de hospedagem) pagas pelo Instituto Lincoln.

Todos os aprovados, no entanto, deverão pagar uma taxa administrativa de R$ 40, que será usada para cobrir despesas com almoço e coffee break.

Portfólio e Projeto
Além de informações pessoais, os interessados deverão incluir no formulário de inscrição um projeto de pauta de sua autoriarelacionado à temática urbana e exemplos de reportagens já publicadas. Serão selecionados os autores dos projetos mais relevantes e pertinentes e das melhores matérias.

Serviço
O quê: 5º Curso de Desenvolvimento Urbano
Quando: 8 de agosto (sexta-feira) à noite e 9 de agosto (sábado) o dia todo
Onde: Fundação Getúlio Vargas (Av. 9 de Julho, 2029)
Quanto: Taxa administrativa de R$ 40 a ser quitada após a seleção
Vagas: 20 vagas para jornalistas de fora do Estado de São Paulo (com passagem aérea e hospedagem pagas pelo Instituto Lincoln) e 25 vagas para jornalistas de São Paulo.
Inscrições: até 30 de junho (segunda-feira) às 23h59 unicamente pelo formulário on-line.

Assinatura Abraji