- 09.10
- 2012
- 07:26
- -
Abraji e INSI preparam treinadores brasileiros em segurança para jornalistas
No início de novembro, acontece no Rio de Janeiro a segunda etapa do programa sobre segurança para jornalistas desenvolvido pelo INSI (International News Safety Institute) em parceria com a Abraji. Será um curso intensivo de 10 dias destinado a formar um time brasileiro de treinadores de segurança para jornalistas. A primeira parte do programa ocorreu em agosto, quando 45 profissionais de mídia foram preparados durante 4 dias.
Após o curso, os 12 profissionais participantes da segunda etapa deverão ser capazes de ensinar procedimentos de segurança, reduzindo a necessidade de trazer treinadores estrangeiros.
“Nós realizamos este programa sustentável de segurança nos países em que o conhecimento é mais necessário”, diz Rodney Pinder, diretor do INSI. Ele completa: “no INSI aprendemos que a melhor forma de proteger jornalistas é ensiná-los a se protegerem, pois ninguém mais irá fazer isso por eles. O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para o exercício da profissão, então unimos forças à Abraji para oferecer auxílio prático”.
Para Marcelo Moreira, presidente da Abraji e representante do INSI no Brasil, ter treinadores brasileiros “significa que em breve estaremos aptos a chegar a regiões em que a impunidade ainda é a maior ameaça à liberdade de expressão e ao direito de acesso a informações”. Para Moreira, “esta experiência única só é possível por causa dos grandes esforços que o INSI e a Abraji têm feito juntos”. Ele enfatiza também a importância do apoio das empresas de mídia e dos sindicatos para viabilizar o treinamento.
O Treinamento de Treinadores é financiado pela Embaixada Britânica em Brasília. O suporte local é oferecido pela Abraji e pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro.
Parceria
Em 2011, a Abraji e o INSI firmaram uma parceria para fundar o INSI Brasil, responsável por conduzir futuros treinamentos no país.