• 17.02
  • 2010
  • 14:09
  • -

Abraji e Contas Abertas promovem curso Investigando o Gasto Público neste sábado, em São Paulo

Neste sábado, 27, a Abraji e o Contas Abertas promovem a versão presencial do curso Investigando o Gasto Público. O treinamento será em São Paulo, na universidade Anhembi Morumbi.

Fundamentalmente prático, o curso ensina onde encontrar e como processar dados sobre os gastos públicos da União. Ele é voltado para jornalistas que estejam trabalhando num veículo de comunicação e é gratuito.


Os alunos terão acesso a um mecanismo especialmente desenvolvido pelo Contas Abertas para o curso e que permite pesquisar a execução orçamentária em detalhes como ordens bancárias e a totalização por Estados e municípios. Além disso, serão apresentados mecanismos de fiscalização, como o Portal da Transparência, o site da Secretaria do Tesouro Nacional, os sistemas de acompanhamento de despesas do Senado e da Câmara e o portal do Contas Abertas, que reúne grande quantidade de informações, com diferentes possibilidades de pesquisas.

Gastos com cartões corporativos, despesas divididas por ministério e órgãos municipais e estaduais beneficiados são algumas das informações que os estudantes devem conseguir obter ao final do curso. Os participantes também aprenderão a rastrear os recursos públicos que são repassados a empresas e a entidades sem fins lucrativos, sejam as transferências feitas por dispositivos constitucionais, emendas parlamentares, ou projetos do Executivo.

No final, os participantes receberão um certificado do curso, assinado pela associação Contas Abertas e pela Abraji.

O resultado da seleção será enviado por e-mail para os inscritos até quarta-feira, 24.

Investigando o Gasto Público
Quando: sábado, 27 de fevereiro, das 9h às 17h
Onde: Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia - Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, unidade 7, sala 730 - São Paulo
Inscrições:
encerradas

Assinatura Abraji