Abraji e Anesp lançam  3º curso de políticas públicas para jornalistas
  • 28.08
  • 2023
  • 15:30
  • Abraji

Formação

Abraji e Anesp lançam 3º curso de políticas públicas para jornalistas

A Abraji e a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) lançam em setembro o 3º Curso de Políticas Públicas para Jornalistas. Os alunos percorrerão conceitos e objetivos das políticas públicas e aprenderão sobre indicadores, desenho e dimensionamento, orçamento e financiamento, mapeamento de meios e insumos, além de monitoramento e avaliação de políticas públicas. 

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até 13.set.2023 neste link. As aulas começam no dia 19.set.2023.

O curso é voltado para jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o país. Serão nove aulas, todas na modalidade on-line, às terças e quintas-feiras, sempre às 19h. Cada aula terá duração de 1h a 1h15min. Os alunos poderão assistir ao vivo ou, após as aulas, em versão gravada. Os vídeos serão disponibilizados ao término de cada aula por meio da plataforma de cursos da Abraji. Ao final, também será veiculado no canal de YouTube da Anesp.

Os professores poderão indicar conteúdo complementar (vídeos, podcasts, artigos etc.), que será disponibilizado por meio de link na plataforma de cursos da Abraji.

O corpo docente é formado por integrantes da carreira de EPPGG e, neste ano, recebe uma servidora da diplomacia brasileira como convidada para uma aula bônus. Os EPPGGs - especialistas em políticas públicas e gestão governamental - são servidores públicos especializados em diversas áreas do conhecimento e experiência em formulação, implementação e avaliação de programas e políticas públicas na Administração Federal.

Ao final do curso, os alunos que acessarem pelo menos 75% das aulas, ao vivo ou gravadas, terão direito à certificação, emitida pela Abraji e Anesp, que será enviada por e-mail.

 

Conheça o programa do curso

Aula 1 – 19/09, Marcelo Gonçalves: "Introdução ao curso e às Políticas Públicas. Politics vs Policy" 

Aula 2 – 21/09, Sheila Tolentino: "Indicadores, bases de dados e Lei de Acesso à Informação"

Aula 3 – 26/09, Fernanda Machiaveli: "Design de política pública e processo decisório"

Aula 4 – 28/09, Pedro Pontual: "Relacionando Serviços Públicos existentes ou novos"

Aula 5 – 03/10, Virgínia Bracarense: "Mapeando e dimensionando insumos necessários"

Aula 6 – 05/10, Paulo Kliass: “Orçamento e financiamento de políticas públicas”

Aula 7 – 10/10, Daniel Ximenes: "Implementando as Políticas Públicas"

Aula 8 – 17/10, Márcia Muchagata: "Avaliação: Feedback e acompanhamento continuado"

Aula Especial – 19/10, Lívia Sobota: "Política Externa Brasileira"

Conheça os docentes

Daniel Ximenes

Sociólogo, doutor em Sociologia pela UnB. Da carreira federal de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com experiência em formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, especialmente na área educacional, bem como na coordenação de políticas intersetoriais. Desde 2006, atua na área de políticas sociais e educacionais, tendo sido assessor da Casa Civil da Presidência da República, diretor do Programa Bolsa Família, coordenador-geral na CAPES e diretor do MEC em três ocasiões. É organizador do livro “Implementação de Políticas Públicas – questões sistêmicas, federativas e intersetoriais” (ENAP, 2018) e autor do livro  “Implementação Relacional de Políticas Públicas – guia de orientação analítica”-  (Autografia. RJ. 2020). Atualmente é assessor legislativo no Congresso Nacional.

Fernanda Machiavelli

Mestre e doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2012, integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, tendo ocupado as funções de chefe de gabinete na Secretaria-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Entre 2019 e 2022, liderou a GNova Transforma, área de Transformação Governamental na Diretoria de Inovação da Enap, responsável por uma carteira de projetos voltados a desenvolver estratégias e soluções para desafios públicos no âmbito federal e municipal. Foi bolsista do Rockefeller Center for Latin American Studies, Special Student na Graduate School of Arts and Sciences da Harvard University e professora na FGV-Brasília, UDF, Escola Paulista de Direito e Enap. Antes de ser servidora, atuou como consultora da Unesco, analista política da Tendências Consultoria, assessora para relações governamentais da Sabesp e coordenadora de advocacy da Rede Justiça Criminal. Atualmente é secretária executiva no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. 

Livia Sobota

Bacharel em direito pela USP e cursa mestrado sobre construção de paz na Universidad de Los Andes. Diplomata de carreira formada pelo Instituto Rio Branco, responde, atualmente, pelo setor de cooperação internacional na Embaixada do Brasil em Bogotá (Colômbia). Antes, serviu na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York (EUA). No Brasil, atuou na Assessoria Especial da Presidência da República; e em temas de governança da Internet e conectividade, na Presidência da República e no Ministério das Relações Exteriores. Sua carreira começou como assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Marcelo Gonçalves

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Ciência Política pela UnB. É mestre em políticas públicas pela Universidade da Califórnia, San Diego (2018). E, atualmente, é doutorando em Políticas Públicas na Duke University. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2006. Já desempenhou diversas funções no governo federal, tendo ocupado cargos de assessoria e direção no Ministério do Trabalho, no antigo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República), no Ministério de Direitos Humanos e no Ministério de Desenvolvimento Social.

Márcia Muchagata

Doutora em Estudos do Desenvolvimento pela University of East Anglia, mestre em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela mesma instituição e engenheira agrônoma pela Esalq/USP. Antes de ingressar na carreira, foi extensionista rural, pesquisadora e docente. Como EPPGG, atuou nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Cultura, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Atuou na Fiocruz com temas relacionados a indicadores de saúde na Agenda 2030; Populações Vulneráveis e Covid-19; e Gênero, Saúde e Mudanças Climáticas. Atualmente é assessora na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no MDS. 

Paulo Kliass

Graduado inicialmente em Arquitetura e Administração Pública, é doutor em Economia. EPPGG desde 1997, trabalhou em diversos órgãos da administração pública federal: Planejamento, Previdência, Ciência e Tecnologia, Anvisa, Câmara dos Deputados e Casa Civil. Desde abril de 2020 está aposentado.

Pedro Pontual

Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável pela EPFL, mestre em Políticas Públicas pela Indiana University e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2006, tendo atuado na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na Comissão Nacional da Verdade, na Enap, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde monitorou os preparativos para as Olimpíadas Rio 2016. Atualmente está em exercício Ministério da Economia trabalhando em gestão da informação. Atualmente é secretário executivo adjunto da Casa Civil na Presidência da República.

Sheila Tolentino

Professora adjunta do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/UnB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Pós-doutorada pela University of Canterbury - Ciência Política e doutorada em administração com foco em gestão pública pela UnB. Tem experiência na área de Gestão de Políticas Públicas, com ênfase em gestão governamental e administração pública comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da administração pública, administração pública comparada, relações interorganizacionais, gestão pública, implementação, redes e coordenação.

Virgínia Bracarense

Especialista em Direito Público pela da PUC-MG (2015), bacharel em Direito pela UFMG (2007) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, do Estado de Minas Gerais (2005). Cursando o Master em Liderança e Gestão Pública, do CLP (turma 7). Ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas. Servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. Atuou no Ministério da Economia, no projeto de criação e implantação da Central de Compras, unidade que dirigiu, desenvolveu e implantou projetos premiados e que se tornaram referência como Compra Direta de Passagens Aéreas, TáxiGov e Almoxarifado Virtual. Atualmente, é superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, do Centro de Serviços Compartilhados, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. 

Texto produzido pela Anesp

Assinatura Abraji