• 25.05
  • 2015
  • 10:50
  • -

Abraji divulga TCCs selecionados para o 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Dos 11 trabalhos de conclusão de curso inscritos para serem apresentados durante o 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a Abraji selecionou quatro, cujos temas e execução atendem aos critérios estabelecidos, além de terem apresentado a documentação completa.

O resultado mostra que os jovens profissionais estão com gana para ir fundo em boas histórias: três dos trabalhos são livros-reportagem e o outro é uma produção multimídia (um site que intercala texto, áudio e vídeo). De maneiras diferentes, todos abordam a pauta dos direitos humanos.

Nos paineis exclusivos para esses trabalhos, os estudantes não só mostrarão os trabalhos como contarão os bastidores das produções, as dificuldades enfrentadas e o que elas significaram para suas carreiras iniciantes.

Apresentação em 2 de julho, 9h-10h30

13 de Junho - Histórias de uma Noite de Guerra em São Paulo

Bárbara Pereira Libório, Fernanda Ferreira Santos, Nicolas Iory Rosário Enomoto (Metodista-SP)

Orientadora: Margarete Vieira Pedro

Livro-reportagem sobre a repressão da Polícia Militar paulista ao protesto contra o aumento de passagens de ônibus em 13 de junho de 2013, que terminou com centenas de feridos e gerou uma onda de manifestações em todo o país.

Mulheres da Encantada

Bárbara Rocha Barbosa Silva (Universidade Federal do Ceará)

Orientador: José Ronaldo Aguiar Salgado

Livro-reportagem com histórias sobre os índios da aldeia Jenipapo-Kanindé, a poucos quilômetros de Fortaleza. A narrativa se foca nas mulheres da etnia, incluindo a primeira mulher cacique do Brasil, e nas tradições, lutas e cultura indígenas.

Apresentação em 2 de julho, 14h-15h30

O grito das prisões: vigiado hoje, punido para sempre 

Vinycius Ferreira Barbosa (PUC-GO)

Orientador: Rogério Borges

Barbosa entrevistou, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, apenados por crimes como homicídio, latrocínio e estupro, coletando suas histórias e o cotidiano prisional. Ex-presos também são sujeitos do livro-reportagem, que retrata a dificuldade de ressocialização após o cumprimento das penas.

Silenciados: a violência contra o jornalista no Brasil

Bianca Amorim Marques Bento, Janahina Rodrigues Sobral, Laura Rodrigues Dourado, Marcela Valente Haun, Marcos Mortari Araujo Correa, Patricia Allerberger, Priscila dos Santos Pacheco, Renata Lima Simond (Anhembi Morumbi)

Orientador: Fábio Silvestre Cardoso

Reportagem multimídia sobre casos de violência (agressões, ameaças, assassinatos) de jornalistas no país, com depoimentos de vítimas e números de casos, traçando paralelos com a realidade em outros países.

 

Os selecionados devem receber um e-mail com a confirmação da seleção e instruções para fazer a inscrição no 10º Congresso com 100% de desconto, além da agenda de apresentação dos trabalhos. Caso não recebam a mensagem, pedimos a gentileza de entrar em contato no [email protected].

Assinatura Abraji