• 02.01
  • 2007
  • 19:34
  • Belisa Figueiró

Abraji divulga programa de cursos para 2007

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) está programando para este ano de 2007 diversos cursos de aperfeiçoamento profissional para jornalistas e estudantes de Comunicação. Na área de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), serão realizados dois cursos on-line para os associados, em parceria com o Centro Knight Para o Jornalismo nas Américas.

Também já estão programados 15 treinamentos para 2007 em parceria com o Instituto Ayrton Senna e Pnud -seis on-line e nove presenciais. Os presenciais serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e em Estados do Nordeste e do Sul.

Em 2006, a Abraji reuniu profissionais de diversas áreas para discutir técnicas que podem dar mais precisão ao trabalho jornalístico. Entre os dias 13 e 17 de novembro, em parceria com o International News Safety Institute (INSI), promoveu um curso de segurança para jornalistas. Profissionais da mídia que foram selecionados pelos veículos receberam treinamento de segurança pessoal, implantação e planejamento de contingência, gerenciamento de conflito, primeiros-socorros, armas menores, roupas à prova de bala, seqüestro e estresse pós-traumas. O programa do curso se propôs a atender às necessidades de segurança na cobertura de reportagens investigativas ligadas à violência nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos dias 27 e 28 de novembro, houve um curso de RAC para 24 repórteres dos jornais O Globo e Extra, no Rio de Janeiro. Foram apresentadas técnicas de navegação avançada na Internet  -com dicas para extrair o máximo do buscador Google e navegar nos 70% de páginas da web que não são alcançados por mecanismos de busca-, além de Excel aplicado ao jornalismo e introdução ao uso de banco de dados. O treinamento ministrado pela Abraji contou com depoimento de Angelina Nunes, diretora da entidade, sobre o uso de RAC na série de reportagens denominada “Os homens de bens da Alerj”, que recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo 2004. O curso foi considerado “bom” ou “muito bom” por 100% dos participantes.

Em 30 de novembro, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, também coordenado pela Abraji, reuniu-se em Brasília para definir os principais pontos sobre a lei de acesso a informações no Brasil. O encontro contou com a presença do juiz federal e presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Walter Nunes, que se comprometeu em fazer um pré-projeto de lei que será apresentado aos congressistas em fevereiro de 2007.

Em dezembro, Abraji e Oboré Projetos Especiais -com apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, da Rádio CBN, do SBT e da TV Globo- promoveram o curso de cobertura de conflitos armados e situações de violência entre os dias 11 e 13. O encontro reuniu militares, juristas, jornalistas e trabalhadores humanitários brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer a experiência humanitária do CICV e debater sobre as normas internacionais aplicáveis tanto em situações de conflito armado quanto em outras situações de violência. O curso foi avaliado pelos participantes como 100% de uso prático.

A Abraji oferece também para este ano, com carga horária de 8 horas, cursos de Introdução ao RAC, com conceitos e história do RAC, otimizando buscas no Google e pesquisa avançada na internet (os 70% que o Google não alcança), cálculos básicos com Excel, captura de dados na internet e aplicação no Excel e introdução a bancos de dados; Excel avançado aplicado ao jornalismo, com cálculo de taxas por 100 mil habitantes, classificação e filtragem de dados, automação de planilhas e funções avançadas; RAC aplicado à economia, com pesquisa de indicadores na internet, levantamento de dados de empresas, cálculos de indicadores próprios, funções estatísticas avançadas no Excel, uso avançado de banco de dados sobre comércio exterior, uso avançado de banco de dados sobre emprego formal em todos os municípios brasileiros; uso de mapas temáticos e GIS aplicado ao jornalismo, com dois programas de GIS: Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil e Estatcart (IBGE) que mapeiam indicadores socioeconômicos para todos os municípios brasileiros.

Acompanhe a seção de Eventos do site e fique atento para as inscrições em 2007.

 

Assinatura Abraji