• 15.02
  • 2007
  • 15:20
  • -

Abraji define locais e data do 2º Congresso

O 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), será realizado em São Paulo em parceria com a Faculdade Cásper Líbero.  O 1º Congresso foi realizado no Rio, em 2005, junto com a PUC.

A cerimônia de abertura do 2º Congresso ocorrerá na noite do dia 17 de maio, com uma homenagem ao jornalista Joel Silveira, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis. Nos dias 18 e 19 de maio, as palestras, oficinas e painéis serão realizados no campus da Faculdade Cásper Líbero, na Avenida Paulista.

A programação final ainda está sendo definida, mas alguns eixos de discussão já foram confirmados: segunda edição do “Boas Histórias, Boas Reportagens”, fundamentos da reportagem, oficinas práticas de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), Direito de Acesso à Informação Pública, Bancos de Dados, Defesa Profissional, Jornalismo Investigativo Aplicado e Jornalismo Internacional. As conferências, painéis e palestras serão ministradas por jornalistas brasileiros e estrangeiros.

A segunda edição do “Boas Histórias, Boas Reportagens” divulgará em painéis as melhores e mais significativas reportagens que forem enviadas de todo o Brasil, de jornais, rádio e televisão. Se o autor participar do congresso, melhor ainda: a história será apresentada por ele. As reportagens escritas, com data e veículo onde foram divulgadas, podem ser enviadas para o e-mail [email protected], com cópia para [email protected], sempre com o assunto: “Boas História, Boas Reportagens”. As de rádio e televisão, para a rua Rego Freitas, 454, 8º andar, Centro, CEP 01220-010, São Paulo-SP, A/C de Tatiane dos Santos.

Em fundamentos da reportagem, serão discutidas as áreas de iconografia, fundamentos, metodologia e cobertura de crise. As oficinas de RAC se dividem em: Introdução, Uso de Excel em reportagem, Pesquisa avançada na Internet, e RAC Avançado. As palestras de Acesso à Informação Pública vão debater a regulamentação do tema no Brasil, discutindo os avanços que foram dados e o que ainda falta colocar em prática.

Na parte de Bancos de Dados, serão mostradas técnicas para organizar informações em planilhas e como utilizá-las nas reportagens. Em Defesa Profissional, serão discutidos: Dano moral: privacidade x liberdade de expressão; Jornalismo em áreas de risco: conflitos armados internacionais; Jornalismo em áreas de risco: cobertura de violência e criminalidade nas grandes cidades.

O Jornalismo Investigativo Aplicado vai trabalhar as questões que envolvem a cobertura de prefeituras, cobertura do Pan, a Amazônia descoberta, novos desafios para a cobertura policial, e também como tudo isso é tratado no radiojornalismo e no telejornalismo.

Nos próximos dias, vamos publicar novas notícias sobre o congresso aqui no site. Fique atento também às inscrições, que são abertas em breve.

Assinatura Abraji