• 15.08
  • 2011
  • 16:05
  • -

Abraji cria grupo de discussões para professores

A  Abraji acaba de implementar um grupo de discussão on-line exclusivo para professores de jornalismo. A idéia surgiu durante o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado em junho e julho deste ano.

Disciplinas sobre jornalismo investigativo são raridades nos cursos de graduação no Brasil. Nenhuma das principais universidades públicas do país tem essa disciplina - pelo menos como obrigatória. Ainda assim o ensino de técnicas de apuração e investigação se faz necessário, afinal os alunos são confrontados com laboratórios ainda na graduação.

Durante o 6º Congresso da Abraji, a mesa “Jornalismo investigativo nas universidades” tratou do assunto. O professor da UFSC Samuel Lima conta que depois da mesa surgiu a ideia de criar um espaço permanente de discussão sobre o tema.

Segundo ele, por meio desse debate seria possível elaborar novos currículos para os cursos de jornalismo. “Quem sabe seja possível contemplar disciplinas como RAC, RAC básico e talvez, no futuro, implementar uma pós-graduação sobre jornalismo investigativo”, disse o professor.

Para participar do grupo basta o docente ser sócio da Abraji e solicitar sua inclusão pelo e-mail [email protected].

 

Assinatura Abraji