• 08.03
  • 2018
  • 16:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji considera violência em manifestação inaceitável

Na manhã desta quinta-feira (8.mar.2018), integrantes de movimentos sociais invadiram o parque gráfico do jornal O Globo, em Duque de Caxias (RJ). Cerca de 800 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Levante Popular da Juventude, do Movimento dos Atingidos por Barragens e do Movimento dos Pequenos Agricultores ocuparam o local onde são impressos O Globo e o Extra por aproximadamente meia hora.

Segundo nota do jornal, havia pessoas armadas com facões. Os manifestantes picharam vidraças, sofás, paredes e o piso, além de terem ateado fogo em pneus próximo ao totem de sinalização do parque gráfico com o nome do jornal.

A ação fez parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra. Segundo o MST, o objetivo era "denunciar a atuação decisiva da empresa sobre a instabilidade política brasileira" e cita a "articulação da Globo no processo do golpe".

A Abraji defende a liberdade de manifestações políticas, mas considera inaceitável o uso de violência para sua concretização. A presença de pessoas portando armas brancas na ação desta manhã representou risco aos trabalhadores do parque gráfico e aos próprios manifestantes, além de comprometer o debate salutar de opiniões divergentes.

Diretoria da Abraji, 8 de março de 2018

Assinatura Abraji