Abraji confirma três convidados internacionais para o 15º Congresso
  • 16.06
  • 2020
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Abraji confirma três convidados internacionais para o 15º Congresso

O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que neste ano será on-line, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020, confirmou a presença de nomes importantes do cenário internacional, como Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; e Cécile Prieur, responsável pela inovação do Le Monde.

Os temas centrais serão covid-19, meio ambiente, racismo e ameaças à democracia. Como já é tradição, palestras, painéis e bastidores de reportagem estarão divididos em cinco eixos: Trabalhos e jeitos de fazer; Cenários e tendências; Jornalismo sob ataque; Aprendizado e teoria; e Aprendizado e prática.

“Transformar o congresso da Abraji num evento virtual é um grande desafio, mas estamos muito animados com a possibilidade dessa virada garantir o acesso de profissionais e estudantes que não tinham condições de participar presencialmente”, afirma o presidente da associação, Marcelo Träsel. 

A diretoria da Abraji decidiu que o maior encontro de jornalismo da América Latina terá dois dias extras de eventos paralelos. Em 10.set.2020, uma quinta-feira, ocorrerão o 7º Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e a apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCCs). As inscrições para ambas as atividades começam nesta terça-feira (16.jun.2020) e encerram em 10.jul.2020. Veja mais detalhes aqui.

A segunda edição do Domingo de Dados, marcada para 13.set.2020, reúne cursos e oficinas voltados para o jornalismo de dados, além de apresentar duas palestras com especialistas no assunto. 


Pague o quanto puder

Em face da crise sanitária e econômica, neste ano o Congresso apresentará um modelo de cobrança diferente. O valor do ingresso será proporcional a 2 dias e servirá como referência para os participantes definirem o valor de sua contribuição voluntária. O objetivo é garantir o acesso aos muitos jornalistas que foram demitidos ou tiveram a jornada reduzida. As inscrições serão abertas em breve.

Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji, lembra que o Congresso é um momento importante de captação de recursos para a associação, que vive da anuidade de seus membros e de patrocínios a seus projetos. "O que captamos banca os custos do Congresso, mas ajuda — e muito — nas despesas fixas da Abraji ao longo do ano". 

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu mais de 1.200 pessoas em 2019. 

Como nos eventos presenciais, alguns painéis acontecerão simultaneamente em salas virtuais. A maior parte, gravados. Dessa maneira, fica garantida a realização do evento, que não ficará à mercê da instabilidade da internet.

Assinatura Abraji