Abraji condena ataque misógino a jornalista de SC
  • 01.12
  • 2022
  • 20:40
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji condena ataque misógino a jornalista de SC

O deputado estadual Jessé Lopes (PL-SC) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na tarde de quarta-feira (30.nov.2022) para ofender a jornalista Dagmara Spautz por um artigo publicado por ela no portal da rede NSC. No texto, Spautz destacou que o perfil oficial da Polícia Militar Rodoviária em rede social curtiu postagens do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que colocavam em dúvida a licitude das eleições e falavam sobre a direita se organizar para combater a esquerda revolucionária. Ela afirmou ainda que o gesto da PM, única do país que se negou a um encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, infringiu a lei e deveria ser combatido sob pena de gestar o “ovo da serpente do golpismo”.

Ao contestar o artigo da jornalista, Jessé Lopes desqualificou a repórter e fez insinuação sexual da expressão “ovo da serpente”. A misoginia e o sexismo do parlamentar são conhecidos em Santa Catarina. Ele ganhou notoriedade no ano passado ao receber em seu gabinete o economista Marco Antonio Heredia Viveros, condenado por tentar assassinar a então esposa, Maria da Penha. Tal violência deu origem à Lei Maria da Penha, que protege a mulher de companheiros agressores. No momento em que a lei celebrava seus 15 anos, o deputado disse ter ouvido a versão do economista e que ela era “no mínimo intrigante”.

Na quarta-feira (30.nov.2022), mostrou mais uma vez seu perfil misógino ao dizer que a jornalista precisava de “uma serpente com ovo”. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia a fala de Jessé Lopes. É inconcebível que um parlamentar, assalariado dos cofres públicos e detentor de poder para determinar os destinos de seu estado, seja capaz de proferir esse tipo de ofensa sexista e grosseira sem que seja devidamente repreendido.

Assim, a Abraji cobra da Alesc a apuração do caso e a responsabilização do deputado. Liberdade de expressão, sobretudo em uma tribuna oficial, carece de responsabilidade e respeito. A Abraji se solidariza com Dagmara Spautz e com as mulheres que têm sido alvo frequentes desse tipo de ofensa no exercício da profissão de jornalistas.

Diretoria da Abraji, 1º de dezembro de 2022.

Assinatura Abraji