- 13.02
- 2012
- 07:37
- -
Abraji conclui treinamento presencial sobre gastos com Copa e Olímpiada
Encerrou-se na última sexta-feira (10) o módulo presencial do curso "Investigação em esportes: Gastos com a Copa 2014 e Jogos Olímpicos 2016", realizado pela Abraji na ESPM de São Paulo. Durante dois dias, mais de 20 profissionais de todo o país conheceram a gestão pública esportiva no Brasil e os meandros dos gastos públicos envolvendo a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
O curso abordou duas frentes: a estrutura política-organizacional do esporte, incluindo a origem dos recursos para a gestão pública da área, e as principais fontes de informação sobre os investimentos e as obras relativos à Copa e à Olimpíada. Gil Castello Branco, diretor da Associação Contas Abertas, e José Cruz, colunista do UOL, foram os instrutores e compartilharam com os participantes suas experiências na cobertura da interface do esporte com a administração pública.
Uma das questões tratadas ao longo dos dois dias foi a dificuldade em obter informações de qualidade para embasar reportagens, o que amplia a importância da apuração in loco. Os próprios participantes puderam perceber tal aspecto: à medida em que os portais de transparência eram apresentados, aqueles que acompanham de perto as obras em questão contestavam os dados, agregando conhecimento.
Segundo José Cruz, a participação dos profissionais durante o curso foi importante para o desenvolvimento do conteúdo. Castello Branco concordou; apenas lamentou que não houvesse sido possível mostrar uma fonte completamente confiável de informações sobre os gastos com os grandes eventos esportivos. De acordo com ele, havia a expectativa de que os portais oficiais estivessem em pleno e satisfatório funcionamento, nesta altura da organização dos eventos. Ainda assim, considerou o curso bem-sucedido, justamente por mostrar tal fragilidade.
As aulas fazem parte de um projeto financiado pelo Open Society Institute, que envolve também edições do curso à distância - uma delas atualmente em andamento, já na terceira semana. Estão previstas mais duas turmas de ensino on-line ao longo de 2012.