- 13.12
- 2011
- 14:01
- -
Abraji conclui primeira turma do curso on-line “Jornalismo com Informações Públicas”
No último fim de semana, os primeiros selecionados para o curso on-line “Transparência e Investigação” concluíram o treinamento e entregaram seus trabalhos finais. Eles fazem parte do grupo de 75 jornalistas e estudantes de jornalismo selecionados entre os mais de 500 inscritos para a primeira turma do curso.
O treinamento foi realizado pela Abraji com financiamento da UNESCO, no âmbito do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC, na sigla em inglês) e durou cinco semanas.
Nesta terça-feira, 13 de dezembro, aconteceu a primeira aula da versão presencial do curso. Vinte selecionados passaram a manhã no campus paulistano da ESPM, que cedeu um laboratório de informática para o treinamento. Foram quase cem inscritos para essa etapa do curso, que terá duração de três manhãs.
O jornalista Fabiano Angélico, pós-graduado em estudos sobre transparência de dados e combate à corrupção pela Universidade do Chile, é o treinador do curso. Angélico foi coordenador de projetos na ONG Transparência Brasil e atuou como produtor especial na Rede TV! O conteúdo foi desenvolvido com o apoio da jornalista Marina Iemini Atoji, redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.
Em 2012, a Abraji organizará outras três edições do treinamento on-line “Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas”. Outra etapa do treinamento presencial está prevista para o Rio de Janeiro, ainda sem data definida.