• 27.11
  • 2012
  • 15:50
  • -

Abraji comemora 10 anos

Publicado em 5 de novembro de 2012, em Câmera Oculta.

 

Criada em 2002, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vai comemorar 10 anos de fundação, no dia 10 de dezembro. Para celebrar a data será realizado um evento internacional no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, mesmo local onde a associação foi criada.

A Abraji nasceu durante o seminário Jornalismo Investigativo: ética, técnicas e perigos, organizado pelo Centro Knight de jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, e dirigido pelo jornalista Rosental Calmon Alves. Ao final do encontro, um grupo de 140 jornalistas decidiu criar, no Brasil, uma instituição nos moldes da Investigate Reporters & Editors (IRE), dos Estados Unidos, ou do Centro de Periodismo de Investigación, do México. Logo depois, um grupo de 45 jornalistas, incentivados por Marcelo Beraba, que na época era diretor da sucursal da Folha de S. Paulo, no Rio de Janeiro, começaram a trocar e-mails para discussão de temas e para reunir pessoas interessadas em participar da nova empreitada.

O objetivo da Abraji é a troca de experiência e a busca de melhoria da qualidade do jornalismo. Para isso, a associação organiza congressos, seminários e oficinas para promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no tema investigação. Em 2010, a Abraji contabilizava 2.000 sócios e mais de 4.000 jornalistas treinados em seus cursos.

Em dezembro, a comemoração do aniversário da associação terá a presença do padrinho da Abraji, Rosental Calmon Alves; do atual presidente, Marcelo Moreira; do vice-presidente, José Roberto de Toledo; de todos os ex-presidentes da associação; e de alguns dos diretores. Eles farão um balanço dos principais aspectos do jornalismo investigativo nesses 10 anos e realizarão debates sobre o cenário futuro.

Assinatura Abraji