- 15.01
- 2013
- 08:05
- -
Abraji cobra investigação rápida sobre assassinato de radialista
Publicado em 15 de janeiro de 2013 na Folha de S.Paulo
Em nota divulgada neste domingo (12), a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) cobra uma investigação rápida sobre o assassinato do radialista Renato Machado Gonçalves, 41.
Gonçalves, sócio da Rádio Barra FM, foi assassinado a tiros no final da noite de terça-feira (8), por volta das 22h40, na rua Manoel de Souza Braga, centro de São João da Barra, região norte fluminense.
A Abraji lembra que a Gonçalves é o primeiro jornalista executado no continente americano em 2013.
"Esse ato de violência corrobora a interpretação de que o Brasil vem se tornando um país perigoso para jornalistas nos últimos anos, como apontam entidades como o International News Safety Institute, o Comitê para Proteção de Jornalistas e o Repórteres Sem Fronteiras", afirma a entidade.
Gonçalves foi surpreendido por dois homens armados quando entrava em sua casa, localizada na mesma rua da emissora.
De acordo com a Polícia Militar do Rio, os criminosos efetuaram vários disparos contra a vítima, que acabou atingida por quatro tiros.
O radialista foi levado para o Centro de Emergência do Município e, em seguida, transferido para o Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, município vizinho, mas não resistiu aos ferimentos.