• 10.03
  • 2011
  • 07:34
  • Abraji

Abraji cobra esforços da Líbia para liberar repórter Andrei Netto, de "O Estado de S.Paulo"

O presidente da Abraji, Fernando Rodrigues, entregou na manhã desta quinta-feira, 10, uma carta à embaixada da Líbia em que solicita que "o governo da Líbia tome todas as providências necessárias para informar a localização do repórter Andrei Netto".

A carta cobra ainda a liberação do repórter caso ele esteja preso pelo exercício de sua função de jornalista, uma das hipóteses levantadas pelo jornal.

O jornal "O Estado de S.Paulo" perdeu o contato com Andrei Netto (correspondente em Paris deslocado para as zonas de conflito na Líbia) no último domingo.

Leia abaixo a íntegra da carta da Abraji entregue à Embaixada da Líbia na manhã desta quinta-feira:

Excelentíssimo Sr. embaixador Salem Ezubedi

O jornal “O Estado de S.Paulo” noticiou ontem que há uma semana perdeu contato com seu repórter Andrei Netto, correspondente em Paris que estava no oeste da Líbia cobrindo os atuais eventos ocorridos na região.

Em nome da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar que o governo da Líbia tome todas as providências necessárias para informar a localização do repórter Andrei Netto bem como providenciar a sua eventual liberação no caso de ele estar detido pelo exercício da profissão de jornalista, uma das hipóteses aventadas pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

Na expectativa de que o governo da Líbia fará todos os esforços para garantir a integridade física de Andrei Netto, despeço-me,

Atenciosamente,

Fernando Rodrigues
Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

 

Assinatura Abraji