Abraji cobra da Segurança Pública apuração de ataque a tiros contra equipe de TV 
  • 11.06
  • 2024
  • 18:41
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji cobra da Segurança Pública apuração de ataque a tiros contra equipe de TV 

Uma repórter e um cinegrafista da TV Record, no Rio de Janeiro, foram atacados a tiros na manhã desta terça-feira (11.jun.024), ao voltar de uma reportagem em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ao passar com o carro da emissora por uma comunidade local, o veículo foi metralhado e os jornalistas acabaram atingidos por estilhaços, mas não foram baleados porque conseguiram escapar rapidamente. O veículo da Record estava identificado com a logomarca da emissora e foi crivado de balas. 

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) considera este um ato bárbaro contra a imprensa livre, perpetrado por grupos que comandam o crime no estado do Rio e têm vitimado ao longo dos anos milhares de pessoas. A Abraji pede à Secretaria de Segurança Pública e, em especial a 54ª DP, de Belford Roxo, onde a emissora registrou a ocorrência, que apure o caso com celeridade e responsabilize os culpados.

O Estado tem a obrigação de prover segurança a todos os seus cidadãos, mas é importante destacar que, neste caso, não só duas pessoas foram atacadas, mas toda sociedade, numa tentativa clara de silenciamento e punição contra a imprensa.

A Abraji se solidariza com os colegas agredidos e seus familiares e com a TV Record RJ.

Diretoria da Abraji

11 de junho de 2024
 

Assinatura Abraji