• 07.08
  • 2015
  • 07:33
  • Abraji

Abraji cobra apuração de ataque a repórter no MT

O repórter Alexandre Aprá, do blog Isso É Notícia, foi atacado a socos em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em 17 de julho. O repórter fez um boletim de ocorrência e entregou diretamente à Secretaria de Segurança Pública do Estado imagens de uma câmera de segurança. A polícia não conseguiu identificar o agressor, mas afirma estar trabalhando no caso. O Ministério Público Federal também foi notificado da agressão.

Para o repórter, o ataque está relacionado a investigações realizadas nos últimos anos sobre política e corrupção no âmbito local. Série de matérias do blog Isso É Notícia mostrou que a juíza Carla Reita Faria Leal teria usado um laranja para adquirir apartamento posto em leilão realizado pela própria Justiça do Trabalho. Depois da publicação, Aprá foi procurado por um advogado para que não publicasse mais reportagens sobre o caso. O trabalho do jornalista motivou uma investigação da Corregedoria do TRT, que aplicou pena de aposentaria compulsória à juíza.

O advogado de Carla Reita Faria Leal, Saulo Gahyva, recebeu com “surpresa e indignação” a notícia de que o repórter tinha sido agredido, e considerou “infundada e despropositada” qualquer relação entre sua cliente e as agressões.

É preciso que a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso elucide o caso e refute ou comprove de forma definitiva a conexão entre os dois fatos. O crime de agressão será ainda mais grave se motivado pelo trabalho do jornalista: será um atentado à liberdade de imprensa.

Diretoria da Abraji, 7.ago.2015

Assinatura Abraji