- 12.05
- 2021
- 13:25
- Abraji
Liberdade de expressão
Abraji busca assistente para projeto de violência de gênero
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos que defende a liberdade de expressão e de imprensa, além do acesso à informação. Também investe em melhorar a qualidade do jornalismo brasileiro e faz isso por meio de seus projetos, de seu congresso anual, de cursos e treinamentos. Saiba mais consultando nosso site.
O projeto “Monitoramento e combate à violência contra as mulheres jornalistas no Brasil” é uma das iniciativas da Abraji para enfrentar a violência de gênero. Serão coletados dados sobre as diversas formas de violência sofridas por mulheres jornalistas no Brasil, a partir de uma metodologia específica para o indicador de gênero nos ataques à liberdade de imprensa.
Assim como defendemos o bom jornalismo, um dos pilares da democracia, defendemos a igualdade e a diversidade, incluindo nossos processos seletivos. Considerando a temática do projeto, daremos preferência a candidatas mulheres - independentemente de orientação sexual, raça, religião, idade, deficiência ou outras características pessoais.
Descrição da vaga
A profissional participará do projeto “Monitoramento de ataques de gênero contra mulheres jornalistas”, desempenhando atividades de captação de alertas, monitoramento de redes sociais e construção de parcerias com atores-chave para obtenção de dados de interesse do projeto.
A Abraji possui escritório em São Paulo, mas adotaremos a forma de trabalho remoto, ao menos enquanto a pandemia durar e as medidas sanitárias assim o exigirem. A vaga, em período integral, tem duração determinada, conforme a vigência do projeto, com início em junho/2021 e término em fevereiro/2022.
Atividades
- Análise e processamento de alertas de violações, segundo a metodologia do projeto;
- Desenvolvimento de ferramentas automatizadas para acompanhamento de ataques ocorridos nas redes sociais;
- Promoção de parcerias com outras instituições para a coleta de dados de interesse do projeto.
Qualificações necessárias
- Habilitação em Comunicação, Ciências Sociais, Economia ou áreas correlatas
- Habilidade para trabalhar em equipe e construir parcerias
- Facilidade em uso de ferramentas digitais e análise de dados de redes sociais
- Aprendizagem e cooperação
- Compromisso e interesse com a pauta de defesa dos direitos das mulheres e jornalistas
- Compromisso com igualdade e inclusão
Para se candidatar, envie este formulário preenchido até no máximo dia 27/05/2021.