
- 22.09
- 2025
- 11:52
- Samara Meneses
Acesso à Informação
Abraji apoia campanha da ANDI para abolir termo estigmatizante sobre crianças e adolescentes
A Abraji apoia a campanha nacional #NãoÉMenor, lançada pela ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com Abej, Coletivo Colo, Fenaj, Jeduca e SBPJor. Lançada nesta segunda-feira, 23 de setembro, a iniciativa tem como objetivo conscientizar jornalistas, comunicadores e a sociedade sobre a importância de abandonar o uso do termo “menor”, substituindo-o por palavras que reconheçam crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, conforme previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O termo “menor” tem origem no antigo Código de Menores, que reforçava visões punitivas e discriminatórias em relação à infância e juventude. Apesar da superação desse modelo com a Constituição de 1988 e a criação do ECA, seu uso ainda persiste na mídia e em espaços públicos, perpetuando preconceitos e desumanizando crianças e adolescentes.
A campanha incentiva a imprensa a usar termos adequados, como “criança”, “adolescente”, “menino”, “menina” ou “jovem”, de acordo com o contexto, promovendo uma comunicação alinhada à legislação brasileira e ao respeito à dignidade humana.
Para saber mais sobre a campanha e acompanhar suas atualizações, siga os canais de comunicação da Abraji, da ANDI e das demais organizações apoiadoras. É possível também acessar materiais informativos, peças de divulgação e orientações sobre o uso de uma linguagem respeitosa em relação a crianças e adolescentes.