Abraji amplia e reorganiza equipe de comunicação
  • 21.03
  • 2023
  • 18:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Abraji amplia e reorganiza equipe de comunicação

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) tem nova gerente de comunicação a partir desta segunda-feira (20.mar.2023). Tatiana Farah passa a coordenar as estratégias internas e externas de divulgação das ações da Abraji, além de assumir a produção e edição de manifestações públicas sobre temas afeitos à associação.

Com o aumento do escopo de atuação da Abraji e a escalada de violência contra comunicadores e jornalistas, Tatiana Farah já prestava serviços como colaboradora, na divulgação das ações da Abraji, no monitoramento dos ataques contra jornalistas e nas atividades de formação e proteção aos profissionais, como a organização do curso de segurança em cobertura eleitoral.

A jornalista Tatiana Farah, que assume a gerência de Comunicação.

Tatiana Farah continuará com sua coluna semanal no portal Terra. Seu currículo inclui funções de repórter, redatora, produtora de conteúdo, assessora de comunicação e gestora de crise. Passou pelas principais redações do país, como Veja, Folha de S.Paulo e O Globo, onde trabalhou por 11 anos. Fez parte da equipe do BuzzFeed News por quatro anos, desde o início da operação norte-americana no Brasil, em 2016. Cobriu as eleições nacionais de 2022 como analista pela Agência BAF. Na Abraji, coordenou o curso de segurança para repórteres na cobertura eleitoral e o monitoramento da violência política na pós-eleição e nos atos antidemocráticos.

Abraji dobra números de projetos em dois anos

O novo cargo de gerente de comunicação é parte do aprimoramento de gestão da equipe da Abraji, que cresceu em diversas áreas nos últimos cinco anos. Fiel às causas que inspiraram sua criação — liberdade de expressão, acesso à informação e capacitação profissional de jornalistas —, a Abraji opera como criadora ou parceira em 15 projetos/programas, o dobro quando comparado a janeiro de 2020.

Para conhecê-los, clique aqui

O escritório da Abraji no centro de São Paulo.

Diariamente, a Abraji recebe demandas de entrevistas de estudantes, pesquisadores, repórteres do Brasil e do exterior, além de ser consultada por instituições supranacionais para avaliar questões relativas a democracia e espaço cívico. Cresceu também em áreas como litigância estratégica e advocacy. “Foi preciso rearrumar o time e redesenhar as funções para espelhar as novas responsabilidades”, afirma a secretária executiva Cristina Zahar. 

Com isso, a gerente executiva Maria Esperidião passa a se dedicar ao Congresso da Abraji, que em 2023 celebra 18 anos. Além de ser curadora e organizadora do evento, a jornalista e professora terá a missão de implementar o primeiro programa de voluntariado da organização, articular possíveis cátedras em universidades, fomentar a produção de eventos presenciais e remotos, e cultivar o relacionamento com representantes de entidades parceiras nacionais e internacionais para desenvolvimento de atividades conjuntas (advocacy, formação de redes e eventos).

O time de comunicação agora é formado por Tatiana Farah (gerente), Thiago Assunção (gerente de comunicação digital e community manager), Paula Neiva (analista pleno de comunicação) e um estagiário(a), cuja contratação está em curso.

Assinatura Abraji