- 27.06
- 2011
- 13:20
- -
Abraji aceitará inscrições para 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo nos três dias do evento
Jornalistas e estudantes que perderam o prazo para a inscrição on-line no 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo poderão se inscrever durante os três dias do evento. O maior encontro de jornalistas do país será realizado pela Abraji de 30 de junho a 2 de julho em São Paulo. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartão.
Este ano o foco será o jornalismo on-line. Grandes nomes da imprensa internacional e nacional estarão presentes. Aron Pilhofer, do jornal norte-americano “The New York Times”, por exemplo, fará um relato sobre o que há de mais recente em trabalho com bancos de dados na internet, e Angela Pimenta, editora sênior da revista Exame em Brasília e representante do Brasil no Comitê Internacional da Online News Association (ONA), fará uma exposição sobre o que os repórteres devem saber sobre as novas mídias. Além disso, Leonardo Attuch compartilhará a experiência dos primeiros meses de vida do “Brasil 247”, primeiro jornal para tablets do Brasil, ao lado de Claudia Belfort, responsável pela versão para iPad do jornal " O Estado de S.Paulo".
Formas diferentes de utilizar a tecnologia no jornalismo serão discutidas. No painel “DNA: o avanço das investigações policiais”, o chefe do CSI da polícia de Nova York, Joe Blozis, falará sobre as mais recentes tecnologias de investigação criminal e como jornalistas podem utilizá-las. Já Bill Allison, diretor editorial da Sunlight Foundation, fará um workshop sobre o uso de tecnologia e técnicas de reportagem para promover transparência, modelo utilizado pela fundação americana. Haverá ainda cursos de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador), tanto para iniciantes como para repórteres já iniciados nessas técnicas.
No painel “Medidas de proteção para jornalistas em cobertura de conflitos armados - INSI“, Rodney Pinder, do International News Safety Institute (INSI), estará ao lado de Marcelo Moreira (TV Globo), Andrei Netto (O Estado de S.Paulo) e João Paulo Charleaux (Última Instância). Netto, que passou oito dias preso na Líbia, diz que “a Abraji acerta em cheio ao se preocupar com esse assunto [proteção a jornalistas]. Não basta apenas estimular o jornalismo investigativo, de campo. É preciso também estimular a segurança”, afirma.
Estarão presentes ainda grandes nomes do jornalismo nacional, como Juca Kfouri, Marcelo Tas, Eliane Brum, Eduardo Faustini, Miriam Leitão, Elvira Lobato, Heródoto Barbeiro e Ricardo Gandour. Ao todo serão mais de cem palestrantes em cerca de 70 painéis.
6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Mais informações: pelo site www.abraji.org.br ou pelo telefone: 11 3159-0344