- 25.05
- 2023
- 11:00
- Abraji
Formação
Abraji abre inscrições para o segundo módulo do curso Jornalismo Independente
A Abraji abre nesta quinta-feira (25.mai.2023) as inscrições para o segundo módulo do curso Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis. A segunda fase, chamada de "Empreendedores", vai compartilhar a experiência de nove organizações jornalísticas brasileiras que atuam no meio digital. Ela dá seguimento ao programa que iniciou com a visão de futuro de oito jornalistas de diversos países e será complementada por um terceiro módulo, focado em capacitação para criação e gestão de produtos jornalísticos.
O curso é gratuito e totalmente on-line. As sessões são assíncronas. A Meta é apoiadora financeira do projeto. As nove sessões deste segundo módulo serão disponibilizadas na plataforma de cursos da Abraji durante o mês de junho. As organizações que irão compartilhar suas experiências e mostrar como atuam e enfrentam os desafios do empreendedorismo digital são:
- Sumaúma
- Ponte.org
- Agência Tatu
- Saiba Mais
- Juicy Santos
- Plural
- 100fronteiras
- Matinal Jornalismo
- BHAZ
A inscrição para o segundo módulo pode ser encaminhada por este formulário até o dia 01.jun.2023. Os interessados poderão optar por recuperar as sessões da primeira fase e já fazer sua inscrição para o módulo seguinte.
Objetivo do programa
Enquanto os modelos tradicionais de redações de rádio, TV, jornalismo impresso e on-line reduzem coberturas e equipes para se adequarem às novas realidades do mercado da comunicação, surgem pelo país iniciativas independentes capitaneadas por jornalistas.
As poucas barreiras de entrada para um empreendimento jornalístico no ambiente digital e o capital "social" adquirido por profissionais em meio de carreira incentivam o surgimento de novas iniciativas. Muitas delas, no entanto, nascem sem o devido planejamento ou sem que os empreendedores tenham conhecimento adequado da gestão de um projeto jornalístico.
O risco de iniciativas que surgem nessas condições é a repetição de modelos baseados em produtos com os quais o jornalista tem mais afinidade, mas que nem sempre se mostram sustentáveis. Se por um lado o ambiente do empreendedorismo de mídia é desafiador, por outro há oportunidades a serem exploradas e modelos a serem criados. Se falta conhecimento de negócios ao jornalista, ele pode compensar usando sua influência em nichos e audiências ou a autoridade reconhecida pelo público para tratar dos assuntos que domina.
O programa Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, da Abraji, quer aproveitar esses conhecimentos e motivações e complementar a capacitação de profissionais em meio de carreira ou de novos jornalistas que tenham a intenção de empreender. O objetivo final é habilitá-los para que desenvolvam projetos jornalísticos centrados em nichos ou em comunidades de leitores - independentes e sustentáveis.
Mais informações: [email protected]