- 12.04
- 2023
- 13:00
- Abraji
Formação
Abraji abre inscrições para o curso gratuito Jornalismo Independente
Foto de capa: Pekic/Getty Imagens Signature
A Abraji está lançando, com apoio da Meta, o curso Jornalismo Independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, que será realizado em três módulos. O primeiro deles, Inspiradores, abre as inscrições nesta quarta-feira, 12.abr.2023.
O módulo será online e assíncrono, com oito sessões legendas em português disponibilizadas na plataforma de cursos da Abraji durante o mês de maio. A primeira etapa lança luzes ao futuro. Oito jornalistas que são referências internacionais em suas áreas de atuação falam sobre a visão da carreira e do trabalho, formando um rico mosaico de ideias que ajudarão os participantes a construir uma perspectiva própria sobre a profissão e os rumos do negócio jornalístico.
Os oito convidados do Módulo Inspiradores são:
- Julia Angwin - jornalista investigativa premiada e redatora de opinião do New York Times. Ela fundou a The Markup e é empreendedora residente no Brown Institute da Columbia Journalism School.
- Shirish Kulkarni - premiado jornalista com 25 anos de experiência nas principais redações do Reino Unido. Ele trabalha em projetos de inovação, com jornalismo participativo e com novas formas de contar histórias e buscar envolvimento da comunidade.
- James Breiner - consultor em jornalismo digital e liderança de redação. Sua especialidade é jornalismo empreendedor ou novos modelos financeiros para mídia digital.
- Natalia Viana - cofundadora e codiretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e presidente da Ajor. Escreveu cinco livros sobre violações de direitos humanos e venceu diversos prêmios, como Vladimir Herzog, Comunique-se, Troféu Mulher Imprensa e Gabriel García Márquez.
- Juanita León - diretora do site colombiano La Silla Vacía. É mestre em jornalismo na Columbia University em Nova York. Trabalhou no Wall Street Journal Americas em Nova York e no El Tiempo, da Colômbia.
- Pedro Doria - cofundador da startup Meio e colunista na CBN, em O Globo e O Estado de S. Paulo. Escreve sobre política e tecnologia há mais de 25 anos. É autor de quatro livros de História do Brasil e foi Knight Fellow pela Universidade de Stanford.
- Mauricio Cabrera - analista e criador de conteúdo de mídia. Fundador do site Juanfutbol e de Story Baker, uma plataforma para conteúdos que conta e analisa o poder das histórias e seu impacto na sociedade.
- Jonathan Kealing - Diretor de rede do Institute for Nonprofit News. Ele supervisiona o Amplify News Project entre as redações do meio-oeste americano, pilotando modelos de compartilhamento e distribuição de notícias e a Rural News Network, promovendo o jornalismo rural nos EUA.
A inscrição para o primeiro módulo pode ser encaminhada por este formulário até 25.abr.2023. Os dois módulos seguintes serão oferecidos em junho (empreendedores) e julho e agosto (criadores).
O segundo módulo apresentará os casos exemplares de oito iniciativas nativas digitais brasileiras. Os fundadores desses meios compartilharão no curso os desafios que enfrentaram para empreender, as oportunidades que encontraram no ambiente digital e como resolvem os problemas, se financiam e buscam a sustentabilidade de seus negócios.
O terceiro módulo, mais longo, oferecerá ferramentas para produção de conteúdo jornalístico, gestão do relacionamento com comunidades e públicos de interesse e sustentabilidade econômica. O módulo está construído com o entendimento de que independência editorial exige que os princípios editoriais e o modelo de negócios estejam relacionados e sejam interdependentes.
Para Katia Brembatti, presidente da Abraji, o curso é uma oportunidade de levar conhecimento de alto nível, com profissionais de renome, onde quer que o público esteja. "A vantagem do conteúdo distribuído por meio virtual é a facilidade de acesso aliada à qualidade das referências selecionadas". Ela destaca que o objetivo principal é provocar a reflexão e promover o debate sobre as diferentes perspectivas do jornalismo.
Bolsa e mentoria para projetos
Os participantes que completarem os três módulos receberão certificado e estarão aptos a concorrer a uma bolsa de U$ 2.500 para desenvolver um projeto jornalístico e receber mentoria por cinco meses com especialistas do mercado. A seleção dos projetos será feita pela ICFJ (International Center For Journalists) e os recursos serão oferecidos pela Meta.
Objetivo do programa
Enquanto os modelos tradicionais de redações de rádio, TV, jornalismo impresso e online reduzem coberturas e equipes para se adequarem às novas realidades do mercado da comunicação, surgem pelo país iniciativas independentes capitaneadas por jornalistas. As poucas barreiras de entrada para um empreendimento jornalístico no ambiente digital e o capital "social" adquirido por profissionais em meio de carreira incentivam o surgimento de novas iniciativas. Muitas delas, no entanto, surgem sem o devido planejamento ou sem que os empreendedores tenham conhecimento adequado da gestão de um projeto jornalístico.
O risco de iniciativas que surgem nessas condições é a repetição de modelos baseados em produtos com os quais o jornalista tem mais afinidade, mas que nem sempre se mostram sustentáveis. Se por um lado o ambiente do empreendedorismo de mídia é desafiador, por outro há oportunidades a serem exploradas e modelos a serem criados. Se falta conhecimento de negócios ao jornalista, ele pode compensar usando sua influência em nichos e audiências ou a autoridade reconhecida pelo público para tratar dos assuntos que domina.
O programa Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, da Abraji, quer aproveitar esses conhecimentos e motivações e complementar a capacitação de profissionais em meio de carreira ou de novos jornalistas que tenham a intenção de empreender. O objetivo final é habilitá-los para que desenvolvam projetos jornalísticos centrados em nichos ou em comunidades de leitores - independentes e sustentáveis.
Para mais informações: [email protected].