• 07.12
  • 2010
  • 09:53
  • blog Jornalismo nas Américas

Abertas inscrições para o webinário "Uma introdução à Reportagem com Auxílio do Computador"

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas realizará seu primeiro webinário sobre Reportagem com Auxílio do Computador (RAC). “Uma introdução à Reportagem com Auxílio do Computador” será ministrado pelo brasileiro José Roberto de Toledo, pioneiro no jornalismo digital. O webinário, gratuito, terá duas horas de duração e acontecerá no dia 13 de dezembro de 2010, entre 8h e 10h (horário de Austin, no Texas, Estados Unidos).

Jornalistas de toda a América Latina estão convidados a participar do webinário, que será realizado em português e tratará dos conceitos básicos da RAC. Os participantes conhecerão um pouco da história da RAC, receberão uma variedade de dicas e estratégias de busca na internet e aprenderão a utilizar o Excel e o Evernote na análise de informações. A apresentação foi concebida como uma introdução à RAC e, por isso, não é recomendada para jornalistas já familiarizados com as técnicas ou em nível avançado.

“Há sempre uma maneira de fazer as coisas de forma mais rápida, fácil e precisa: com a ajuda de um computador. E você não precisa sofrer para isso. Precisa apenas aprender como”, diz Toledo sobre o novo webinário. “O treinamento é exatamente para isso”.

Toledo é um veterano jornalista digital, com mais de 14 anos de experiência em Reportagem com Auxílio do Computador. Ele está na vanguarda do jornalismo brasileiro e é um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).

As vagas para o webinário são limitadas e, por isso, o Centro Knight incentiva os interessados a se inscreverem o quanto antes. As inscrições serão encerradas assim que os lugares forem preenchidos.

As inscrições podem ser feitas aqui

Ao fim do webinário, os jornalistas poderão receber um certificado de participação por uma taxa administrativa de US $30. Esse valor cobrirá uma pequena parte dos custos de operação do curso à distância, financiado pelo Centro Knight por meio de uma generosa doação da Fundação John S. e James L. Knight.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves. Graças ao generoso fundo cedido pela Fundação John S. e James L. Knight, o centro já apoiou milhares de jornalistas na América Latina e no Caribe. Para mais informações, contate a Coordenadora de Programas do Centro Knight, Jennifer Potter-Miller, pelo [email protected] ou pelo telefone +1 512 471-1391.

Assinatura Abraji