- 21.09
- 2009
- 15:52
- -
Abertas inscrições para curso on-line Como Investigar o Gasto Público, parceria da Abraji e do Contas Abertas
Já estão abertas as inscrições para o 2º curso on-line Como Investigar o Gasto Público, que terá início em 16 de outubro. Realizado pela Abraji em parceria com a ONG Contas Abertas, o treinamento é gratuito e voltado para jornalistas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 6.
Fundamentalmente prático, o curso ensinará onde encontrar e como processar dados sobre os gastos públicos da União. Ao longo de cinco semanas, o aluno terá aulas sobre mecanismos de fiscalização, como o Portal da Transparência, o site da Secretaria do Tesouro Nacional, os sistemas de acompanhamento de despesas do Senado e da Câmara e o portal do Contas Abertas, que reúne grande quantidade de informações, com diferentes possibilidades de pesquisas.
Gastos com cartões corporativos, despesas divididas por ministério e órgãos municipais e estaduais beneficiados são algumas das informações que os estudantes devem conseguir obter ao final do curso. Os participantes também aprenderão a rastrear os recursos públicos que são repassados a empresas e a entidades sem fins lucrativos, sejam os repasses feitos por dispositivos constitucionais, emendas parlamentares, ou projetos do Executivo.
Os alunos selecionados ganharão uma senha de acesso ao website do curso, onde encontrarão apresentações, textos, exercícios e material de apoio. Dúvidas serão respondidas em fóruns eletrônicos com a participação de um ou mais instrutores.
O curso é dividido em módulos semanais. Ao final de cada semana, os participantes serão avaliados por exercícios práticos que abordam os temas tratados naquele módulo. Quem tiver frequência e demonstrar ter aprendido os conceitos e técnicas propostas receberá um certificado de conclusão, assinado pelo Contas Abertas e pela Abraji.
Para participar do curso, é necessário que os alunos tenham acesso a um computador conectado à internet, com Excel instalado e softwares necessários à visualização de arquivos PDF e PowerPoint (há softwares gratuitos para visualização desses documentos).