Abertas as inscrições para o 1º Congresso de Jornalismo de Educação
  • 06.06
  • 2017
  • 09:28
  • Jeduca

Formação

Abertas as inscrições para o 1º Congresso de Jornalismo de Educação

Já estão abertas as inscrições para o 1º Congresso de Jornalismo de Educação, organizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), que será realizado nos dias 28 e 29 deste mês na Universidade Anhembi Morumbi, zona sul de São Paulo.

O evento coincide, em parte, com o 12º Congresso da Abraji, que será promovido no mesmo local entre os dias 29 de junho e 1º de julho. Congressistas da Abraji interessados na programação da Jeduca podem comparecer aos painéis do dia 29 (que estão disponíveis na grade do Congresso da Abraji, em congresso.abraji.org.br). A programação completa da Jeduca pode ser vista aqui.

O Congresso terá 17 mesas, debates e oficinas, com participantes de 5 países. Jornalistas, educadores, representantes do governo e de órgãos que fiscalizam o governo vão discutir temas da educação e do jornalismo especializado na área.

Neste último bloco haverá mesas sobre como é a cobertura de educação em países latino-americanos; bastidores de grandes reportagens; como valorizar as pautas de educação, na visão de editores; além de oficinas de bases de dados, sobre fiscalização de orçamentos e sobre o custo da educação no Brasil.

Entre os temas mais gerais da educação, saiba para o que o jornalista deve ficar atento em relação ao impacto da crise política na educação; a mudanças em políticas públicas como a reforma do ensino médio, a tramitação da Base Nacional Comum Curricular e alterações na avaliação tanto da educação básica quanto do ensino superior, com destaque para o Enem.

Entre os participantes confirmados estão:

Claudia Belfort (Carta Capital), Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Eduardo Scolese e Sabine Righetti (Folha de S.Paulo), Elisabeth Simonsen (Universidade do Chile), Francisco Soares e César Callegari (Conselho Nacional de Educação), João Batista Araujo e Oliveira (Instituto Alfa e Beto), Luiz Araújo (UnB), Nihan Koseleci Blanchy e Alejandro Vera (Unesco), Paula Miraglia (Nexo Jornal), Paulo Carrano (Anped), Priscila Cruz (Todos pela Educação), Ricardo Braginski (Clarín-Argentina) e Sharon Lynn Kagan (Universidade Columbia-EUA).

Serviço

1º Congresso de Jornalismo de Educação

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275 – São Paulo, SP

28 e 29 de junho de 2017

Inscrições e programação em congresso.jeduca.com.br

Assinatura Abraji