• 25.05
  • 2015
  • 08:50
  • Portal IMPRENSA

A pauta do contrabando é discutida por profissionais da imprensa na oficina Fronteiras Cruzadas

Presente na abertura da Oficina Fronteiras Cruzadas, realizada pela IMPRENSA Editorial na segunda-feira, 18.maio.2015, o presidente executivo do Instituto Brasileiro da Ética Concorrencial (Etco), Evandro Guimarães, mostrou preocupação com os números do contrabando no Brasil. Segundo ele, a função da mídia é imprescindível para a sociedade enxergar os efeitos do problema no país.

“Essa oficina pode ser uma oportunidade para voltarmos a falar sério sobre contrabando”, declarou o presidente do Etco. “A expectativa do Etco é que os jornalistas se interessem pelo assunto e produzam novas teses e dados sobre o tema”, declarou. A entidade é uma das organizadoras do evento.

Pesquisas levantadas pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (Fncp) mostraram dados alarmantes. Um deles expôs que apenas 2.900 funcionários do governo do Brasil fiscalizam as fronteiras. "É pouquíssimo para um território como o brasileiro, por diminuir o risco ao criminoso”, explicou Edson Luiz Vismona, presidente do Fncp. Ele destacou também a importância da Oficina, que, em sua visão, serve para “movimentar os profissionais de mídia na preocupação com esse problema”.

Mauri König, repórter especial da Gazeta do Povo em Curitiba, foi responsável por conduzir a Oficina Fronteiras Cruzadas. Sua apresentação girou em torno dos dados levantados em suas pesquisas, fruto de um trabalho de 20 anos. König abordou os impactos do contrabando para os cidadãos, os custos envolvidos, as relações entre o comércio ilegal de cigarros e o narcotráfico, a violência associada ao contrabando e o papel da mídia na abordagem de pautas diferenciadas dentro deste tema, incluindo uma agenda de pautas. Destaque para o especial “Império das Cinzas”, em que o repórter revelou bastidores da cobertura e questões ligadas à política internacional.

O site Fronteiras Cruzadas vai continuar sendo atualizado com depoimentos em vídeo dos convidados, além de notas de cobertura pela Revista e Portal IMPRENSA. O site também reúne matérias veiculadas pela mídia sobre a cobertura do contrabando e outras práticas ilegais como forma de colaboração entre os jornalistas que pautam estes temas.

Colabore com este debate e com o trabalho de outros jornalistas, cadastrando suas matérias e fontes no site do projeto.

A próxima Oficina Fronteiras Cruzadas acontecerá hoje, 25.maio.2015, em Brasília, e será ministrada por Mauri König (Gazeta do Povo). Esta oficina contará com a participação especial do Deputado Efraim Filho.

Assinatura Abraji