A Investigadora mostra como reportagem conseguiu ligar Nestlé ao desmatamento na Amazônia
  • 11.04
  • 2023
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

A Investigadora mostra como reportagem conseguiu ligar Nestlé ao desmatamento na Amazônia

A newsletter Investigadora, do projeto CruzaGrafos, da Abraji, chega a sua 40ª edição com os bastidores da reportagem que ligou o desmatamento na Amazônia ao colágeno vendido pela Nestlé. O informativo foi lançado para os assinantes nesta segunda-feira, 10.abr.2023. Veja aqui a íntegra.

A investigação sobre a Nestlé é uma colaboração de Fábio Zuker, de O Joio e O Trigo, e de Elisângela Mendonça e Andrew Wasley, do Bureau of Investigative Journalism. Outro tema da newsletter é o levantamento sobre projetos de lei antitrans no Brasil. A reportagem de Dani Avelar, da Folha de São Paulo, mostrou que surge um novo projeto do tipo por dia no país nas diversas instâncias e casas legislativas.

Na dica do dia, a Investigadora traz possíveis utilizações da extensão do ChatGPT no Google Docs para facilitar a edição de textos. O objetivo da newsletter, que é quinzenal, é ajudar na disseminação de informações sobre reportagens investigativas, que podem ou não ter utilizado a ferramenta CruzaGrafos no processo de apuração. 

A Investigadora também realiza uma “engenharia reversa”, de forma a revelar como foram encontrados os dados utilizados nas reportagens. A newsletter foi criada em jan.2021, em parceria com o Brasil.IO.

Com 70,7 milhões de dados registrados, o projeto CruzaGrafos, organizado pela Abraji e pelo Brasil.IO com o apoio da Google News Initiative, é uma ferramenta que permite que relações de poder e redes de interesse sejam investigadas de forma visual, sem a necessidade de ciência de dados.

Lançado em novembro de 2020, o software é livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

Para assinar a newsletter e receber seu conteúdo em primeira mão, clique aqui.

Assinatura Abraji