8/1: Abraji repudia ataques on-line a fotojornalista da Reuters
  • 25.04
  • 2023
  • 14:24
  • Abraji

Liberdade de expressão

8/1: Abraji repudia ataques on-line a fotojornalista da Reuters

Alguns parlamentares – para corroborar com a disseminação de teoria conspiratória de que os ataques a prédios públicos de Brasília em 8 de janeiro teriam sido realizados por infiltrados – estão usando imagens que mostram um repórter fotográfico da Reuters registrando cenas de vandalismo e interagindo com invasores. 

Além dessas imagens, os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF) chegaram a afirmar que ele é petista por ter coberto, como fotógrafo, a posse do presidente Lula e seu dia a dia em Brasília. O fotógrafo exposto nas redes dos congressistas tinha a mesma função durante o governo anterior. As redes sociais do fotojornalista, onde seu trabalho é apresentado, estão lotadas de fotos dessas duas figuras de interesse público.

As publicações dispararam um movimento de seguidores dos deputados, que passaram a ofender e perseguir o repórter fotográfico.

O jornalista em questão, como outros colegas, registrou um dos momentos mais tensos e desastrosos da República. Não interferiu no ato de vandalismo praticado ali. Não é o seu papel. As imagens mostram o jornalista trabalhando em meio ao caos e interagindo minimamente com os manifestantes, que chegaram a ferir, roubar, agredir, expulsar e ofender dezenas de profissionais naquele 8 de janeiro.

Estar paramentado e protegido com capacete e máscara é praxe na cobertura de manifestações  violentas e não seria diferente no caso de uma invasão aos prédios dos Três Poderes.

Ao insinuar sem evidências que o jornalista estaria envolvido num pretenso autogolpe, os parlamentares promovem perseguição a profissionais que estavam fazendo o seu trabalho e mobilizam seus seguidores, que dificultam o exercício do jornalismo.

A Abraji repudia essa tentativa de intimidação e se solidariza com o fotógrafo e com seus colegas em Brasília que, naquele 8 de janeiro, tentaram trazer luz a esse obscuro momento da história brasileira.

Diretoria da Abraji, 25 de abril de 2023.
 

Assinatura Abraji