- 06.07
- 2011
- 14:35
- -
6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji reúne mais 800 pessoas em São Paulo
O 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo bateu recorde de público e reuniu mais de 800 pessoas em São Paulo. O evento, que aconteceu de 30 de junho a 2 de julho na Universidade Anhembi Morumbi, contou com 125 palestrantes e moderadores, que se distribuíram em 69 cursos e painéis. A sexta edição do congresso atraiu participantes de 20 Estados brasileiros. Do total, 42,5% eram jornalistas formados, enquanto 57,5%, estudantes.
Também houve expressiva participação estrangeira. Vieram palestrantes do México, Estados Unidos, Islândia, Dinamarca, Argentina, Chile, El Salvador, Paraguai e Inglaterra. Dentre os participantes, havia jornalistas de Moçambique, Paraguai e Suécia.
O presidente da Abraji, Fernando Rodrigues, afirmou que o congresso foi uma demonstração de que a ideia de construir a Abraji está absolutamente correta. “Havia uma necessidade para a criação de um espaço em que repórteres, editores e jornalistas em geral se reunissem para compartilhar experiências e trocar dicas para melhorar as boas práticas profissionais”, disse. Ainda segundo ele, “foi uma satisfação enorme constatar que ele [o congresso] está cada vez mais atendendo essa demanda dos jornalistas”.
Quem não participou do Congresso Abraji pôde acompanhar alguns painéis por meio de transmissão ao vivo pelo site do UOL. Eles serão todos disponibilizados no Canal Abraji do youtube. Quem quiser saber o que aconteceu nas demais mesas pode ler a cobertura do evento feita pelos alunos do Projeto Repórter do Futuro no blog oficial do congresso. Lá também é possível baixar as apresentações que os palestrantes utilizaram em seus paineis.
O Congresso da Abraji teve o patrocínio muito importante das emissoras de TV Band, Globo e Record, dos jornais "Folha de S.Paulo", "O Estado de S.Paulo" e "Correio Braziliense", do portal UOL, do Grupo RBS, da Rede Bom Dia, e das empresas Shopping Iguatemi, Gol e TAM.
O congresso também teve o apoio institucional da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), do portal Última Instância, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, em Austin, da newsletter Jornalistas e Companhia, da Oboré, da Unesco, do jornal "A Crítica" (de Manaus), e da empresa Aprumo. E um agradecimento especial à agência Ogilvy, que generosamente tem ajudado de maneira vital a Abraji, e sempre pro bono, em seus vários eventos.