• 26.01
  • 2016
  • 08:50
  • -

5 Regras básicas para praticar bom jornalismo móvel

Publicado em 23 de Dezembro de 2015, no site do Reynolds Journalism Institute. 

O jornalismo móvel tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que empresas e sites jornalísticos pedem que seus repórteres, produtores e até seus telespectadores filmem vídeos com seus aparelhos celulares para obter informações de forma mais imediata. 

Em alguns casos, os vídeos, apesar de ilustrarem bem um acontecimento, não podem ser utilizados pela falta de habilidade do cinegrafista. 

Neste texto, vamos rever algumas dicas básicas de jornalismo móvel, que facilitam a vida, não importa o equipamento que vocês está utilizando. 

Primeira Dica

Segure seu telefone lateralmente. Você quer um vídeo que preencha toda a tela do dispositivo que sua audiência está utilizando para assistir seu vídeo. No formato de retrato (isso quer dizer, verticalmente) vídeos não funcionam direito exceto em circunstâncias limitadas, como no SnapChat. Em algum momento no futuro, nós utilizaremos mais vídeos verticais. Mas, enquanto as TVs forem retangulares, vídeos com imagens estreitas ou com gráficos ao redor não serão de boa qualidade. Além disso, vídeo servem para promover uma imersão, para mostrar. Você deve usar o máximo de tela que puder.

Segunda Dica

Deixe o telefone no “Modo Avião”. Isso soa simples, mas muitos vídeos são ofuscados por bipes ou vibrações de e-mails, mensagens e chamadas que chegam ao telefone. Isso faz muita diferença quando você está gravando áudio, mas também dá para perceber quando o telefone vibra durante a gravação de um vídeo. 

Terceira Dica

Lembre-se de que os microfones de telefones não são muito bons. Só o fato de podemos usar um telefone celular para fazer gravações já é bem impressionante, mas os microfones não tem qualidade profissional. Normalmente, eles tendem a ficar nos lugares errados, e tendem a captar todo o som no ambiente, porque são unidireicionais. Quando estão protegidos por uma capa, eles também tendem a captar barulhos de manuseio. Seguem algumas precauções a serem tomadas quando fazemos gravações no celular:

  • Certifique-se de que o lado do microfone está apontado diretamente para o som que você quer gravar. Se está gravando audio em um iPhone, isso quer dizer que você deve apontar a parte inferior do telefone ao assunto que você quer gravar. Se está gravando um vídeo, o microfone da parte de trás do celular está do lado direito da lente da câmera. Telefones Android variam muito, mas uma pesquisa rápida no Google deve trazer respostas.
  • Chegue perto. Se está gravando um vídeo sem lentes especiais, fique a cerca de um metro de distância do seu entrevistado. Fique o mais perto possível sem assustar a pessoa. E tenha certeza de que há pouco barulho entre você e ela, já que o microfone vai captar. Bloqueie o vento com seu corpo, por exemplo.
  • Não abrace o telefone com suas mãos. O jeito certo de segurar um microfone é colocando três dedos de um lado e a ponta do dedão do lado oposto. Isso impede que o movimento da sua mão passe para o microfone. O mesmo acontece com o seu celular, que pode passar sons de manuseio, se você mantém a capa. Segure o telefone como se fosse um ovo e perceba a melhora na qualidade do som.

Quarta Dica

Preste atenção na luz. Essa é uma regra básica de toda fotografia e filmagem, mas o tamanho do sensor nos telefones celulares é tão pequeno que intensifica o intervalo de exposição entre luz e escuridão muito mais do que em uma câmera comum. Algumas precauções de senso comum vão tornar a filmagem em telefones celulares mais fácil:

  • Perceba a luz mais forte do ambiente e fique de costas para ela. Filmando ao ar livre? Se você consegue sentir o sol em suas costas, está na posição certa de filmagem.
  • Não tenha medo de posicionar pessoas por causa da luz. Lembre-se disso: A luz mais forte deve estar voltada para a frente do entrevistado, a segunda fonte mais forte de luz deve estar ao lado e a terceira fonte de luz mais forte deve estar nas costas. Quer uma entrevista bem iluminada quando estiver dentro de uma sala? Traga o entrevistado para a frente da janela e faça com que eles fiquem na frente dela, depois se posicione na frente deles, de forma a ter um ângulo reto, mas sem bloquear a luz. A luz natural vai encher o rosto do entrevistado e o sensor do seu telefone celular ficará feliz.

Quinta Dica

Estabilize o máximo possível. Já que você está segurando seu telefone horizontalmente (certo?), você deve ter um dedão e um indicador em cada extremidade do telefone. Deixe seus cotovelos dobrados o mais perto possível de seu corpo. Isso irá te dar um pouco de estabilidade. Tente gravar encostado em uma parede. Se não há parede, se estabilize posicionando seus pés mais ou menos na largura de seus ombros e colocando seu pé dominante (esquerdo se é canhoto e direito se é destro) alguns centímetros a frente de seu outro pé.

Não há segredo em nenhuma dessas dicas. Tudo é mera repetição. Podemos gastar muito dinheiro em lentes, armações e equipamento de som para seu telefone celular, mas se ainda assim o vídeo for vertical, com áudio muito baixo e com ruídos de notificações, o vídeo só irritará a audiência.

 

 

Assinatura Abraji