• 03.12
  • 2014
  • 11:44
  • -

3º Colóquio Mejor aborda silêncios do jornalismo

A 3ª edição do colóquio Mejor (Mudanças Estruturais no Jornalismo), que está com inscrições abertas, vai reunir pesquisas sobre o que não sai nos jornais: não apenas censura, mas autocensura, tabus e omissões aparentemente acordadas com leitores, sociedade, fontes e/ou Estado.

O colóquio é promovido pelo Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC (Univ. Federal de Santa Catarina) e copromovido pela Faculdade de Comunicação da UnB (Universidade de Brasília), pelo Réseau d´Études sur le Journalism (REJ), pelo Centre de Recherche sur l´Action Politique en Europe (Crape) e pelo Centre de Recherche en Information et Communication (ReSIC), vinculados à Universidade de Rennes 1 (França) e à Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica).

O tema, Silêncios no Jornalismo, inclui as omissões de conteúdo nas próprias reportagens, como a não-cobertura de casos de suicídios, por exemplo, no Brasil, ou a não inclusão de nomes de envolvidos em delitos em reportagens na França. Mas inclui também pesquisas sobre os silêncios na prática jornalística – aquilo que o jornalista não diz ao leitor ou ao colega. Entram na lista dos tabus profissionais o gosto por cobertura de fait-divers, a preferência por trabalhar na redação (e não na rua), e os diferentes níveis de relacionamento com fontes. 

As inscrições estão abertas até 30 de abril de 2015. O 3º Mejor será realizado em Florianópolis de 12 a 15 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site http://mejor2015.sites.ufsc.br/.


Assinatura Abraji