• 17.01
  • 2007
  • 06:49
  • -

2º Congresso da Abraji já tem data e local

O 2º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), será realizado em São Paulo entre os dias 17, 18 e 19 de maio. A programação final ainda está sendo definida, mas algumas oficinas já foram confirmadas: Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) - Introdução, RAC - Uso de Excel em reportagem, RAC - Pesquisa avançada na Internet, RAC - Avançado, Jornalismo em áreas de risco: conflitos armados internacionais e violência interna, Fundamentos da Reportagem Investigativa e outras.

Também haverá conferências, painéis e palestras com jornalistas brasileiros e estrangeiros para discutir a situação do jornalismo investigativo. Na abertura do evento, um jornalista ainda não definido receberá uma homenagem especial.

Em outubro de 2005, quando foi realizado o 1º Congresso, no Rio de Janeiro, mais de 300 jornalistas, estudantes e professores de jornalismo participaram. Eles aprenderam novas técnicas de reportagem e discutiram práticas modernas de jornalismo investigativo, além de questões éticas e os perigos envolvidos na área. O encontro também gerou debates sobre a inserção da Abraji em um contexto social mais amplo. Discussões enfatizaram o recente impacto da associação no jornalismo investigativo no Brasil e nos esforços históricos dos jornalistas para fortalecer a democracia no país.

Jornalistas de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram de uma série de 30 oficinas práticas, seminários e debates liderados por jornalistas renomados da imprensa, TV, rádio e mídia on-line, como Brant Houston (IRE), Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas), Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo e diretor da Abraji), José Roberto de Toledo (Coordenador de cursos e projetos da Abraji), William Waack (TV Globo), e muitos outros.

Durante o congresso, foram apresentadas e discutidas 16 grandes reportagens investigativas produzidas no país, e os autores participaram de bate-papos com a audiência. O evento foi concluído com o lançamento do livro "Dez Reportagens que Abalaram a Ditadura" - o primeiro de uma série publicada pela Abraji e pela Editora Record sob a coordenação de Fernando Molica (TV Globo e diretor da Abraji).

O jornalista homenageado foi José Hamilton Ribeiro, escritor e repórter com mais de 50 anos de carreira, que ficou famoso depois de cobrir a Guerra do Vietnã e perder uma das pernas durante o conflito, ao pisar numa mina. Vladimir Herzog e Tim Lopes também receberam homenagens especiais no evento.

Ao longo dos próximos meses, estaremos publicando novas notícias sobre o congresso. Se você tiver alguma sugestão de temas para os encontros ou nomes de pessoas que gostariam de dar oficinas e palestras, escreva para [email protected]. E não esqueça: fique atento também à agenda neste site.

Assinatura Abraji